GIRO UOL 13/01/2017


GIRO  UOL

13/01/2017

Cortes na Educação em São Paulo
 
Adriano Vizoni / Folhapress
Com dificuldades no Orçamento da cidade, o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) decidiu rever gastos da Secretaria de Educação que não são ligados diretamente ao ensino. 

O programa Leve Leite, que atende estudantes da creche ao 9º ano da rede municipal de São Paulo, deve ser o primeiro a passar por uma redução. Nele, os alunos recebem 2 kg de leite a cada dois meses, e crianças de até um ano recebem mensalmente. A compra de material escolar e o transporte de alunos também podem passar por mudanças. 

Encontros com a facção
 
Reprodução/TV
Líderes da facção Família do Norte e o policial militar Carliomar Barros Brandão se encontraram pelo menos três vezes antes do primeiro turno das eleições de 2014, quando o governador do Amazonas, José Melo (Pros), tentava a reeleição. A informação está em documentos obtidos pelo UOL.

Melo foi reeleito com suspeitas de que tenha feito acordo com a facção em troca de votos. Na época, o policial militar era subsecretário de Justiça e Cidadania do governo comandado por Melo. Os dois negam a negociação de votos com a facção.
Recontagem das fugas
 
Xinhua/A Crítica
A Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas) revisou para 225 o número de presos que fugiram do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) e do Ipat (Instituto Penal Antônio Trindade) no dia do massacre em Manaus que deixou 56 mortos. Com a atualização, são 41 fugas a mais que as que vinham sendo informadas.

Depois de uma nova contagem feita durante revistas às prisões, a Secretaria constatou que 148 internos ainda continuam foragidos. Até o momento, 77 foram recapturados. 
Acelera aí
 
Renato Costa/Folhapress
A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, orientou os tribunais de Justiça dos Estados a fazerem um 'esforço concentrado' para analisar a situação dos presos no país.

A ministra deu até a próxima terça-feira para que os presidentes dos tribunais de Justiça informem o número de processos não julgados e quantos juízes são necessários. 
Brasil lidera na propina
 
Pela primeira vez, o Brasil aparece como líder de um ranking feito nos Estados Unidos por suspeita de pagar propina no exterior.

A lista é feita por um site especializado nessa legislação nos EUA. O Brasil é mencionado 19 vezes como o país em que empresas que operam globalmente pagaram propina. A China aparece em segundo lugar, com 17 menções. 
Lula pede indenização
 
Lalo de Almeida/The New York Times
O ex-presidente Lula protocolou uma ação de reparação por danos morais contra o promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino.

A ação pede que Conserino seja condenado a pagar R$ 1 milhão. Em 2016, durante a investigação sobre o apartamento tríplex no Guarujá (SP), o promotor pediu a prisão de Lula à Justiça estadual.  
Febre amarela
 
Folhapress
Minas Gerais está em alerta para os casos de febre amarela notificados pelo Estado.

Boletim divulgado ontem aponta 30 mortes com suspeita de terem relação com a doença, sendo que dez são consideradas prováveis. Também subiu para 110 o número de casos suspeitos de febre amarela. 
Vem game novo por aí...
 
Divulgação/Nintendo
Os fãs de jogos já podem comemorar: a Nintendo anunciou que o Switch, novo videogame da empresa, vai ser lançado no dia 3 de março e vai custar US$ 300.

Diferente de um videogame tradicional, o Switch não precisa de uma televisão. O sistema é uma espécie de tablet, que pode ser levado para fora de casa. A Nintendo ainda não confirmou oficialmente se planeja lançar o Switch no Brasil.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.