Ourinhos é premiada pelo tratamento à tuberculose



Ourinhos é premiada pelo tratamento à tuberculose

A cidade de Ourinhos está entre os municípios premiados pelo número de exames feitos na busca ativa pela doença e participará do Dia Mundial da Tuberculose, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação aos municípios que atingiram as metas de controle da tuberculose ocorreu terça-feira (28), em São Paulo.
“Nos meses de fevereiro e março, anualmente, fazemos a coleta de material de exames para o diagnóstico de tuberculose. Esse ano colocamos como meta o número de 30 coletas de exame para cada unidade, pois é de extrema importância a busca ativa de casos subnotificados e controle da doença. O município foi premiado pelo número de exames coletados no Centro de Ressocialização” explica a secretária de saúde Cassia Pallhas.
Segundo a secretária, das 450 amostras coletadas, 4 deram positivo. “A Tuberculose é uma doença que está voltando com força total e quanto mais cedo é determinado o diagnóstico, melhores são as condições de tratamento, por isso a importância da busca ativa entre a população, não apenas nas semanas de campanha, mas diariamente entre a população, e nos postos a equipe deve estar atenta aos sintomáticos respiratórios, orientando e  prevenindo. É uma determinação do Prefeito Lucas Pocay uma atenção especial a essa questão”, destaca.

A busca ativa percorre as unidades de saúde, o Centro de Ressocialização, o Asilo, o Centro Pop e nos bairros mais carentes da cidade. O munícipe que tiver tosse a mais de duas semanas também pode procurar as UBS, USF e o Centro de Saúde para fazer gratuitamente o exame do escarro.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.