5 mitos e verdades sobre os chocolates amargo, branco e ao leite


5 mitos e verdades sobre os chocolates amargo, branco e ao leite
Por iG Delas | 01/04/2017



Pessoas costumam consumir cerca de 700 calorias/dia só comendo chocolates nesta época do ano, afirma especialista
Shutterstock
Pessoas costumam consumir cerca de 700 calorias/dia só comendo chocolates nesta época do ano, 
afirma especialista

Mesmo o amargo, considerado o mais saudável, precisa ser consumido com moderação para evitar problemas que vêm junto com o aumento de peso

Faltam poucas semanas para a Páscoa e, com isso, as prateleiras das lojas e mercados já estão lotadas de chocolates. O alimento é um dos doces favoritos mundialmente e tem diferentes opções, como o amargo, ao leite e o branco. Entretanto, nem todos são saudáveis.

O maior problema do alimento, independentemente da concentração de cacau, é a presença de gordura saturada e açúcar.

Quando o doce é consumido em excesso, pode gerar problemas à saúde ligados ao aumento de peso.Os chocolates branco e ao leite são mais calóricos e concentram maior quantidade de gordura. Entretanto, o amargo, mesmo tendo menos calorias e apresentando uma rica quantidade de antioxidantes, precisa ser consumido com moderação. “O consumo deve ser de 30 gramas do amargo – com 70% a 90% de cacau - por dia”, explica Rosana Perim, gerente do Serviço de Nutrição do Hospital do Coração.

Segundo Rosana, o valor nutricional encontrado em 20 gramas de chocolate costuma ficar em torno de 140 calorias, o que seria o ideal para uma dieta equilibrada. Entretanto, quando chega essa época do ano, as pessoas costumam ingerir, no mínimo, 100 gramas em um mesmo dia, o mesmo que 700 calorias.
“Independentemente do tipo que se vai consumir, é preciso evitar exageros sempre”, esclarece a profissional, que também separou alguns mitos e verdades sobre o alimento. Confira:

Diet


O diet apresenta apenas restrição de açúcar, mas muitas vezes a quantidade de gordura e calorias é maior do que o produto tradicional: verdade.

Dependência


O consumo causa dependência do organismo: mito . Na verdade, as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comer o doce.

Energia


Ele contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, que geram um efeito energético e podem atuar na concentração e na capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas: verdade .

Peso


O consumo excessivo de ovos de páscoa pode interferir na redução e controle do peso. Dependendo do tipo, um ovo de páscoa pode conter até 2.500 calorias: verdade .

Mais saudável


Entre os tipos de chocolates, o mais saudável é o amargo: verdade . Entretanto, o meio amargo – com 40% a 60% de cacau – também faz bem ao organismo, se tornando uma opção secundária.

Fonte: Delas - iG 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.