GIRO UOL 07/04/2017



GIRO  UOL
07/04/2017

EUA investigam Rússia
 
Amer Alfaj/Reuters
O governo dos EUA está investigando se a Rússia participou do ataque com armas químicas que matou 86 na Síria. O atentado motivou a ofensiva americana, com mais de 50 mísseis, contra uma base aérea do governo sírio de Bashar al-Assad.

A Casa Branca quer saber se a Rússia sabia do ataque químico antes de ele ocorrer. Se o fato for confirmado, as relações entre os países devem se abalar ainda mais. A Rússia respondeu e fechou a "linha direta" que tinha com os EUA que prevenia acidentes entre aviões dos países na Síria.
Atentado na Suécia
 
AFP/TT News
O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, confirmou que o ataque com um caminhão no centro de Estocolmo foi um atentado terrorista. Ele informou ainda que uma pessoa suspeita de participar do ataque foi presa.

O veículo foi aparentemente roubado de uma famosa cervejaria local e invadiu uma loja de departamento. A polícia confirma que quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas. Já a rádio pública sueca informa que são ao menos cinco vítimas.
Conselheiros liberados
 
Estefan Radovicz/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Félix Fischer, ministro do Superior Tribunal de Justiça, mandou soltar os cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio. Na mesma decisão, Fischer determinou que os investigados fiquem afastados das funções por 180 dias.

Os conselheiros foram presos na semana passada acusados de fazerem parte de um esquema de pagamento de vantagens indevidas com o Estado. 
Lula frente a frente com Moro
 
AFP/Nelson Almeida
O ex-presidente Lula disse hoje que está "ansioso" pela audiência que ele vai ter com o juiz Sergio Moro, em Curitiba. O depoimento está marcado para o próximo dia 3 de maio e faz parte do processo da Lava Jato. Lula disse ainda que esta vai ser a primeira chance de saber que tipo de provas Moro tem contra ele.

O petista vai ser o último a depor em uma série de interrogatórios já feitos com os acusados envolvidos na reforma de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e de um sítio em Atibaia, no interior. 
Peça de ficção
 
William Volcov/ Brazil Photo Press - 30.04.2014
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega disse que o depoimento de Marcelo Odebrecht é "uma peça de ficção". O ex-titular da Fazenda falou ainda que "não existe uma afirmação de Odebrecht que mereça credibilidade".

O depoimento do ex-ministro foi dado na ação contra a chapa Dilma-Temer, que teve o julgamento suspenso. Por outro lado, o empresário disse que Mantega era um interlocutor de Dilma que garantia doações de campanha com a Odebrecht. 
Mercado financeiro
 
 Shin Shikuma/UOL
A Bovespa fechou em alta de 0,58%, com 64.593,10 pontos. O resultado de hoje foi influenciado pelo desempenho positivo das ações da Petrobras. A Bolsa terminou a semana com queda acumulada de 0,6%.

O dólar subiu 0,14% e vale R$ 3,15. Esse é o terceiro avanço seguido da moeda, que termina a semana com valorização de 0,61%. 
Nova fase do FGTS
 
iStock
A segunda fase de saques do FGTS vai começar amanhã para os trabalhadores que nasceram em março, abril e maio e têm dinheiro nas contas inativas. As agências da Caixa vão abrir das 9h às 15h.

O atendimento vai ser feito só para o saque, dúvidas ou atualização de cadastro do FGTS. A recomendação é que o trabalhador leve também a carteira de trabalho e, se possível, a rescisão do contrato. 
Chilenos presos no Brasil
 
Nacho Doce/Reuters
A confusão de torcedores do Universidad de Chile com a polícia na partida contra o Corinthians, na quarta-feira, teve mais um capítulo. Dos 24 torcedores presos, 23 vão ter de pagar fiança para deixar a prisão. Eles também não podem deixar o Brasil até o fim do processo.

O consulado do Chile informou que não vai ajudar os torcedores com os pagamentos. Um dos detidos foi liberado depois de uma audiência de custódia. A decisão é do juiz Rubens Pedreiro Lopes. 
Árbitro de vídeo no Brasileirão?
 
Shuji Kajiyama/AP
A Globo enviou uma proposta para a CBF para usar imagens de vídeo em lances polêmicos na Série A do Campeonato Brasileiro de 2018. A CBF já está fazendo testes de análise de imagens.

Duas empresas já foram testadas, sendo uma delas indicada pela Globo. Existe uma série de polêmicas envolvendo a questão, como o alto custo do projeto, algo em torno de R$ 15 milhões.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.