Laboratório de Geologia/Pedologia de Ourinhos recebe selo do IAC



Laboratório de Geologia/Pedologia de Ourinhos recebe selo do IAC


Selo de qualidade foi concedido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC)


Por: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi - Responsável pelo Laboratório de Geologia e Pedologia da Unesp/Ourinhos
10/04/2017A análise granulométrica tem por finalidade determinar a dimensão das partículas que compõem uma amostra de solo, a saber: areia, silte e argila. Essa determinação é primordial para predizer o comportamento físico e mesmo químico do referido recurso. Portanto, a acurácia na obtenção dos resultados garantirá tomada de decisão mais precisas, que vão ao encontro com as áreas de interesse das ciências agronômicas, engenharia civil e ambiental, entre outras.

Nesse sentido, no ano de 2012 o laboratório de analises físicas da Unesp/Câmpus de Ourinhos, cadastrou-se no Programa Anual de Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), destinado a Laboratórios de Análise de Solos para fins agrícolas, visando uma política interna de melhor qualidade para obtenção de dados de granulometria, garantindo assim, excelência nas pesquisas realizadas.

Para obtenção do selo do programa, os laboratórios cadastrados devem enviar os resultados das amostras “cegas” recebidas durante a reunião anual do IAC, e atingir no mínimo um índice de excelência de 75%. Os laboratórios são cadastrados em cada conjunto analítico (básico, micronutrientes e granulometria), com as letras A, B, C ou D, conforme Tabela abaixo.



Nos anos de 2016/17, o laboratório da Unesp/Ourinhos atingiu conceito A, ficando entre os 02 primeiros do Brasil no ranking de classificação do IAC, em análises de granulometria.

A obtenção do SELO representa um trabalho complexo de professores, servidores técnicos administrativos e bolsistas, que se empenham durante todo o ano para garantir não somente a maximização dos trabalhos, mas a alta qualidade do mesmo.

Agradecimentos especiais para os seguintes membros dessa equipe: Jakson José Ferreira, Assistente de Suporte Acadêmico II, sem o qual essa conquista não seria possível. Fátima Aparecida Costa, estagiária do referido laboratório durante o ano de 2016, pela colaboração primorosa durante os procedimentos. Profs. Drs. Andréa Aparecida Zacharias, Edson Luís Piroli e Marcilene dos Santos, pelos recursos financeiros, burocráticos, estímulo e apoio. Aos demais colaboradores, mesmo anônimos, não menos importantes, gratidão.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.