LEGADO DE THOMAZ RODRIGUES ALCKMIN É HOMENAGEADO COM PREMIAÇÃO DE JOVENS TALENTOS



LEGADO DE THOMAZ RODRIGUES ALCKMIN É HOMENAGEADO COM PREMIAÇÃO DE JOVENS TALENTOS



Governador Geraldo Alckmin, Dona Lu, Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira e demais personalidades e autoridades prestigiaram a primeira edição do prêmio
A primeira edição do Prêmio Thomaz Rodrigues Alckmin, marcou a noite da última quinta-feira (27/04/2017) com inspiração, alegria e muita emoção. Idealizado pelo Deputado Campos Machado e concedido pelo Partido Trabalhista Brasileiro, o prêmio tem por objetivo perpetuar o legado de Thomaz, mostrando o trabalho de outros jovens que também tenham realizado feitos notáveis em distintas áreas e com patronos que dispensam apresentações, como o Maestro João Carlos Martins e AACD.
"Não estamos homenageando o filho do meu amigo e irmão Geraldo Alckmin, estamos homenageando uma figura que marcou a minha vida pela simplicidade", afirmou deputado Campos Machado, que é o presidente estadual e secretário-geral nacional do PTB.



E emocionado completou: "quem tivesse um filho como ele podia se orgulhar, quem tinha um irmão como ele podia se orgulhar [...] Tenho certeza que as gerações que hão de vir, vão reconhecer que você, Thomaz, prestou um grande serviço para a juventude e para as pessoas que não têm oportunidade de alcançar os seus sonhos", concluiu Campos.
Família


Os pais do homenageado, D. Lu e o governador Geraldo Alckmin, assistiram ao evento na primeira fila, também muito emocionados e, ao final, receberam uma medalha em nome da família Alckmin, agradecendo o carinho e a iniciativa de instituição do prêmio.
"Campos, o seu amigo, o meu querido Thomaz, está felicíssimo. Quem não conheceu o nosso caçula precisa saber que ele era realmente uma personalidade que se destacava, era corajoso, destemido e generoso”, afirmou o Governador.

MEDALHA THOMAZ RODRIGUES ALCKMIN - PORTAL DO GOVERNO DE SP


Emocionado, Geraldo Alckmin dividiu com os convidados algumas histórias da família que descreviam a personalidade de Thomaz, como um jovem simples e humilde, que se tornou um grande piloto de helicóptero por conta de seu próprio esforço.
E ainda destacou: “Eu acordo pensando nele, durmo pensando nele e perder o filho é como parte de nós mesmos que vai na frente, é a inversão da ordem natural, é uma dor que não passa. Mas temos que ter fé e a sua iniciativa enche o coração da nossa família, Campos, ele gostava de você, ele era muito espontâneo não fazia média... Obrigado, Campos, e quero agradecer também a dona Marlene", afirmou o Governador.
Dona Lu, também com muita emoção e embargo na voz, agradeceu a homenagem e elogiou a premiação:
"Agradeço de coração esse ato de amor, com certeza onde o Thomaz estiver ele estará feliz. Que esses jovens que se dedicam e trabalham sirvam de exemplos para que outros jovens trilhem esse mesmo caminho de amor, de paz e de bondade".
Vencedores e Patronos
O prêmio, que faz parte do calendário oficial do partido, é dividido em quadro categorias: Arte, Ciência, Cidadania e Esporte. O vencedor e o patrono de cada categoria recebem uma medalha de honra e são homenageados, a fim de que sirvam de estímulo para outros jovens que desejam construir um país melhor, mais justo e solidário.
A categoria Arte, cujo Patrono é o Maestro João Carlos Martins, premiou o jovem terno Jean William Silva. De origem humilde, nascido em sertãozinho-SP, Jean fez diversas apresentações internacionais, tendo em seu currículo, o fato de ter cantado em apresentação para o Papa Francisco, quando o pontífice esteve no Brasil.
"Quando eu vi o vídeo que anunciava a premiação do Jean, as lágrimas rolaram pela minha face, lágrimas essas que transformaram-se em alegria, por saber que a memória do Thomaz será preservada eternamente através das artes da ciência, dos esportes e da cidadania", afirmou o Maestro.
Além de registrar “a honra e a gratidão de receber essa homenagem em nome de Thomaz” e cantou, fazendo um breve solo a capela que impressionou os convidados e rendeu-lhe aplausos com as pessoas em pé.
A categoria Ciência teve como patrono o renomado médico Dr. Antônio Carlos Lopes, professor titular da Escola Paulista de Medicina e também presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. E o vencedor foi o jovem estudante de medicina, João Guilherme Brunca, que cursa o quarto ano de graduação, na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. E, além do envolvimento que dedica aos estudos, já se destaca por um número muito grande de atividades extra curriculares. Participa de Ligas Acadêmicas como a de Medicina de Família e Comunidade e a de Cirurgia Hepato-bílio-pancreática, além das de Cirurgia Cardíaca e da Saúde da Mulher... É fundador da International Federation of Medical Students Association e ainda desenvolve um relato de caso sobre um tipo raro de câncer que atinge as mulheres.
Aos que se surpreendem com o número de atividades que assume, tem a resposta na ponta da língua: “É a nossa obrigação. A sociedade moderna precisa contar com jovens que se disponham a agir cotidianamente em busca de um mundo melhor”.
Já a categoria esporte teve como premiado o Campeão Olímpico e Mundial Arthur Zanetti Zanetti, reconhecido como um dos maiores ginastas do mundo. Começou aos sete anos de idade e, com 13, competindo pela SERC de São Caetano do Sul, iniciou uma série de vitórias, como o ouro nas argolas e prata no salto sobre a mesa, no Pan Americano Interclubes. Em 2009, conquistou o quarto lugar nas argolas em seu primeiro Mundial, em Londres, e, em 2010, depois de uma cirurgia no ombro direito, recebeu medalha de prata nas argolas, na Copa do Mundo de Stuttgart, e ouro nos jogos Sul-Americanos.
Em 2011, foi prata nas argolas e ouro por equipe nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara e vice-campeão nas argolas do Mundial Pré-Olímpico em Tóquio, garantindo vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. E no dia 06 de agosto de 2012, entrou para a historia do esporte como o primeiro ginasta brasileiro a conquistar ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres.
Em 2013, foi bicampeão universitário em Kazan, na Rússia, ouro no Campeonato Brasileiro nas argolas e campeão no Mundial de Antuérpia, na Bélgica. Em 2014, conquistou prata nas argolas no mesmo mundial, tornando-se um dos principais nomes da ginástica artística no mundo. Em 2015, conquistou a medalha de ouro nas argolas, nas Copa do Mundo de Ginástica, realizada em São Paulo, e, em 2016, foi medalhista de prata, nas argolas, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O patrono da categoria Esporte, na primeira edição da Medalha Thomaz Rodrigues Alckmin foi o primeiro vencedor da Corrida de São Silvestre e atleta Olímpico, José João da Silva.
Na categoria Cidadania, a Medalha foi conferida à jovem Caroline Barbarino, atleta e voluntária da AACD. Caroline teve uma perna amputada, ainda criança, em decorrência de uma meningite. Aos 10 anos, elegeu a natação como forma de diversão e reabilitação. Quatro anos depois, já competia como atleta e, desde então, coleciona 98 medalhas. Tudo começou quando a AACD surgiu em sua vida. Sua competitividade, aliada a uma garra inquebrantável, impressionou os que a acompanhavam. Primeiro, na natação e, depois, no triathlon, do qual ela é hoje destaque como paratleta em todo o mundo. Em 2016, quando da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ela foi uma das atletas escolhidas para carregar a tocha olímpica. Caroline além de paratleta é uma voluntária da AACD, onde faz palestras, relata sua história de vida, ajuda a orientar jovens, incentiva-os, em uma louvável atividade cidadã. A AACD foi a entidade escolhida para destacar, na categoria Cidadania, a jovem Caroline para receber a Medalha Thomaz Rodrigues Alckmin.
Presenças
Marcaram presença no evento o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira; os deputados federais Arnaldo Faria de Sá, Celso Russomanno, Waldir Maranhão, representante do estado do Maranhão, e Roberto de Lucena; Marlene Campos Machado (presidente nacional do PTB Mulher); os secretários de Estado João Carlos de Souza Meirelles, de Energia e Mineração, e Magino Alves, da Segurança Pública; Julio Semeghini, Secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo; Norberto Martins, Primeiro Secretário Nacional do PTB; a jornalista Monica Bergamo; os desembargadores Dr. Virgílio de Oliveira, Dra. Jonice de Oliveira, Dr. Franco de Godoy e Ruy Cavalheiro; o ex-deputado federal Alcides Franciscato; Cel Edson Ferrarini;Aluisio de Toledo Cesar, ex-desembargador e ex-secretário da Justiça; o vereador paulistano Paulo Frange; Alexandre da Farmácia, ex-deputado estadual; Benedito Fernandes, ex-secretário estadual de Esportes e Juventude; Juiz Silvio Hiroshi Oyama, presidente do Tribunal de Justiça Militar; José Luciano, prefeito de Pinheiro, no Maranhão, o empresário Alberto Hiar, Cel Flaviano Furtado e inúmeras outras autoridades.
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO: https://www.facebook.com/pg/camposmachado.ptb/photos/?tab=album&album_id=750730338415825

LEIA REPORTAGEM COMPLETA: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/premio-thomaz-rodrigues-alckmin-tem-primeira-edicao-em-sao-paulo/

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=sBC8BPAmvrI&feature=youtu.be

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.