Militares e a Esquerda Militar no Brasil



Militares e a Esquerda Militar no Brasil
Grupo de estudos é coordenado por docente da Unesp Marília
Luiz Gustavo Leme
13/04/2017


Dia 13 de abril foi apresentado à comunidade acadêmica o Grupo de Estudos Militares e a Esquerda Militar no Brasil, coordenado pelo professor Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha, docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília. 

O coordenador apresentou o grupo e a programação a ser desenvolvida ao longo deste ano, como o calendário das reuniões mensais para leitura e discussão de textos, palestras com personagens militares que lutaram contra a ditadura, exposição de teses e dissertações e uma mostra de filmes que versam sobre o tema.

Na primeira reunião, também houve a exibição do documentário "Militares da Democracia: Os militares que disseram não" (2014), dirigido por Silvio Tendler e produzido por Ana Rosa Tendler. O filme faz parte do Projeto "Marcas da Memória" da Comissão de Anistia e resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática. Após a projeção, ocorreu um debate aberto.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.