Qual o café da manhã ideal antes da corrida?



Qual o café da manhã ideal antes da corrida?
Por iG Delas | 13/04/2017

Nutricionista fala qual o café da manhã ideal antes de partir para a corrida
shutterstock
Nutricionista fala qual o café da manhã ideal antes de partir para a corrida

Você é adepta da corrida matinal? Nutricionista dá dicas para fazer um bom café da manhã e garantir um melhor desempenho no exercício

Se você é adepta da corrida já deve ter notado que a grande maioria das provas de rua têm a largada bem cedinho. Além disso, há quem prefira fazer exercícios logo pela manhã, pois se sente mais disposto ao longo do dia depois da atividade física. Seja por um motivo ou outro, tomar um bom café da manhã é essencial para que o corpo aguente os exercícios e você tenha os resultados esperados. 

Entretanto, isso não significa que você precisa comer o que tiver pela frente antes da corrida . Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o exagero pode causar desconforto durante a prova ou a malhação porque o corpo provavelmente não terá tempo para digerir todos os alimentos. E aí vai a primeira dica da especialista: tome o café da manhã 30 minutos antes do exercício, para que consiga fazer a digestão. 

O que colocar no café da manhã?


De acordo com Renata, essa refeição deve conter alimentos que forneçam energia e não pesem. O ideal é procurar fontes de carboidratos, como pãesfrutassucos naturais, água de coco e geleia sem açúcar. 

Para completar e ter um gás a mais, vale incluir no café da manhã também café ou chá verde ou branco. Essas bebidas contém cafeína, um estimulante que vai ajudar a despertar.
Você pode ainda apostar em seu próprio creme de avelã para acompanhar uma porção de banana picada, por exemplo. Anote a receita sugerida por Renata: 

Ingredientes
1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço 
1 xícara (chá) de avelãs 
1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo
Deixe as tâmaras hidratando por 30 minutos. Enquanto isso, bata as avelãs no liquidificador até obter uma farinha e acrescente o cacau em pó. Pegue as tâmaras hidratas e pique-as. Junte também à farinha no liquidificador e bata até opter uma pasta. Se necessário, acrescente água, o mínimo possível. Sirva imediatamente após o preparo com as bananas picadas. 

O que evitar?


Alguns alimentos, por outro lado, podem atrapalhar neste momento. Renata diz, por exemplo, para evitar os pães ou as farinhas integrais. Esses itens até fornecem energia de forma mais lenta para o corpo, o que é bom para quem pratica exercício, mas também têm uma digestão mais lenta. 

Laticínios e frutas laxativas, como mamão, abacate ou ameixa, também devem ficar fora do cardápio. 

E se não tiver fome pela manhã?


Este pode ser um problema para muitos. É comum demorar um pouco para ter apetite depois de acordar. Nesse caso, a nutricionista recomenda o consumo de pelo menos uma fruta ou um smoothie. "As frutas têm rápida digestão e, dependendo do seu teor de carboidratos, vão ajudar no aporte de energia para o exercício", ressalta Renata. Você pode optar por banana, melancia, manga ou uva, por exemplo. 

Se preferir algo líquido, uma sugestão da especialista é uma vitamina com água de coco . Veja a receita: 

Ingredientes
200 mL de água de coco natural 
1 banana nanica madura 
½ maçã verde 

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e consuma imediatamente
Antes de partir para a corrida, além de prestar atenção à alimentação, vale procurar um profissional de educação física para saber como anda seu condicionamento para evitar qualquer lesão com o exercício. 

Fonte: Delas - iG 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.