Após engordar quase 8 quilos, onça que matou 41 galinhas é devolvida à natureza

Após engordar quase 8 quilos, onça que matou 41 galinhas é devolvida à natureza
Onça ficou por 12 dias em tratamento no Zoológico de Bauru (Foto: Zoológico de Bauru / Divulgação )

Ela recebeu cuidados no zoológico de Bauru, após ter sido encontrada no galinheiro em Duartina.

A onça que matou 41 galinhas após invadir e ficar presa no galinheiro de um sítio em Duartina foi devolvida à natureza na segunda-feira (19). A fêmea jovem ficou quase duas semanas em tratamento no zoológico de Bauru (SP) e engordou quase 8 quilos nesse período. “Ela chegou com 22,40 kg e na última pesagem estava com 30,1 kg”, destacou o diretor do Zoológico Luiz Pires.

A onça foi capturada no último dia 6 de junho. Os policiais ambientais foram acionados pelo dono do sítio que foi surpreendido pela visita inesperada. “Foi uma surpresa. Eu entrei no galinheiro e vi uma galinha morta, depois outra, aí quando percebi estava a belezinha andando para lá e pra cá”, contou Célio Biaggi em entrevista ao TEM Notícias no dia seguinte.


Após engordar quase 8 quilos, onça que matou 41 galinhas é devolvida à natureza

Antes de ser devolvida à natureza, a onça foi sedada para passar por uma bateria de exames. Os veterinários do zoológico fizeram a pesagem, medição e outras checagens da saúde da onça. “Ela foi contida quimicamente para exames clínicos e laboratoriais, sendo considerada apta para a soltura. Ela recebeu uma dosagem de antiparasitário e teve o material coletado para levantamento genético que será realizado pela Unesp de Rio Claro”, completa Luiz Pires.


A soltura foi acompanhada por equipes da Polícia Ambiental e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Uma estrutura foi montada no local para garantir a segurança de todos e também do felino.



Animal passou por exames antes de ser devolvida à natureza (Foto: Zoológico de Bauru / Divulgação )




Estrutura foi montada para a soltura da onça em um área de reserva natural (Foto: Zoológico de Bauru / Divulgação )



Onça retornou para o habitat natural após os cuidados no zoo (Foto: Zoológico de Bauru / Divulgação )

* Com informações Lucas Alonso / TV TEM



Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.