Londrina é convidada a integrar Clube de Cidades Sustentáveis em evento na China



22/06/2017 
CONFIRMADO

Londrina é convidada a integrar Clube de Cidades Sustentáveis em evento na China

Arquivo/Grupo Folha
Arquivo/Grupo Folha

No próximo domingo (25), a secretária municipal do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, viaja para Hangzhou (República Popular da China) para apresentar as experiências executadas em Londrina em prol de uma cidade mais sustentável. 

A apresentação será feita durante o encontro de 29 de junho a 1º de julho, realizado pela International Organization for Standardization (ISO), Association Francais de Normalisation/Associação Francesa de Normalização (AFNOR) e pelo Município de Hangzhou. No evento, os líderes mundiais de 10 cidades vão debater novas diretrizes internacionais para o desenvolvimento sustentável e assinarão o documento que os colocam como integrantes do Clube dos 10 Municípios a implantarem o ISO 37.101. A nova norma desenha um padrão para o desenvolvimento sustentável com certificação internacional de cidades inteligentes segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). 

Ao participarem do grupo, as cidades se comprometem a colaborarem tecnicamente entre si, repassarem informações sobre tecnologias, apoio institucional e experiências bem-sucedidas para o desenvolvimento sustentável e boas práticas, e a desenvolverem seminários e encontros internacionais. Da América do Sul, apenas representantes de Londrina e de Quito (capital do Equador) farão parte do clube. 

Para a secretária do Ambiente é importante que Londrina esteja representada nesse evento, pois ele oportuniza a apresentação das potencialidades da cidade e novas portas abertas para futuras parcerias entre os países. "É uma honra participarmos desse encontro internacional com representantes de 10 a 15 cidades no mundo, ainda mais por sermos o único município convidado do Brasil, dentre dois da América do Sul. É a oportunidade de apresentarmos nossos projetos, políticas e ações, de médio e longo prazo, para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e melhor para as pessoas. Isso também nos ajuda porque atualmente questões de sustentabilidade são vistas como requisitos que garantem segurança aos investidores estrangeiros", explicou. 

Durante o encontro, a secretária municipal do Ambiente apresentará as potencialidades do município de Londrina, a localização estratégica frente à região metropolitana e Mercosul, os novos estudos e políticas de mobilidade, as qualidades ambientais, empresas como Sercomtel e os potenciais comerciais que podem ser estabelecidos entre a China e Londrina. Roberta também participará de visitas técnicas e eventos específicos ao tema, agendados pelos organizadores. 

O convite para participar no encontro mundial adveio do lançamento do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) finalizado pela Prefeitura de Londrina em 24 de maio de 2017, e que contou com a presença do secretário-executivo, para América do Sul, do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, e do gerente de mudanças climáticas do órgão, Igor Reis de Albuquerque. A viagem da secretária do Ambiente está sendo toda custeada pelo ICLEI. 

Além deste convite, a Secretaria Municipal de Ambiente foi convidada para participar da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas - Conference of the Parties (COP 23), que acontecerá em Bonn, na Alemanha, do dia 6 a 17 de novembro.
Redação Bonde com N.Com

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.