Lucas Pocay fala sobre os desafios da administração municipal a estudantes da ETEC


Lucas Pocay fala sobre os desafios da administração municipal a estudantes da ETEC


         Os Desafios da Administração Municipal foi o tema da palestra do Prefeito Lucas Pocay na 8ª Semana de Ciências Humanas da ETEC Jacinto Ferreira de Sá. O público formado por estudantes do ensino médio da instituição conheceu detalhes do plano de governo do município,  um pouco do dia a dia do Prefeito e os desafios que envolvem as contas públicas, ressaltando que neste momento é preciso economizar para conseguir investimentos. Ao final da palestra, Lucas tirou dúvidas e respondeu questionamentos dos adolescentes.
         Um dos assuntos abordados foi o problema dos buracos existentes nas ruas de Ourinhos. Lucas Pocay revelou informações sobre os projetos de recapeamento, reperfilamento e operação tapa buracos. O Prefeito também falou sobre mobilidade urbana e os projetos para modernizar e melhorar o transporte público na cidade. Citou o horário estendido nos Postos de saúde central e da Cohab, falou sobre os projetos de câmeras de videomonitoramento para aumentar a segurança nas escolas, além da instalação das lâmpadas de LED visando a economia do consumo de energia.


         Ao final da apresentação, os estudantes puderam fazer perguntas ao Prefeito Lucas, que atenciosamente respondeu sobre o aterro sanitário, segurança, acessibilidade e projetos na área da Tecnologia da Informação.
         “Quero agradecer pela oportunidade de ter conversado com esses jovens sobre os problemas e desafios da nossa gestão, por poder compartilhar ideias e falar sobre os caminhos para solucionar essas questões. Pontuamos diversos assuntos e como estamos resolvendo cada um deles. Fomos questionados em pontos fundamentais e acho fantástica a participação de um jovem na sua formação crítica na sociedade como cidadão, tirando suas dúvidas e recebendo informação, que é a verdade dos fatos, querendo acompanhar de perto o que acontece. Foi brilhante passar a manhã com eles”, agradece o prefeito.
         O diretor da ETEC, Manoel Rodrigues, comenta que ao longo de 15 dias a 8ª Semana de Ciências Humanas da ETEC proporcionou aos estudantes momentos de reflexão sobre o cenário político local. “Queremos incentivar esses jovens a pensar fora da caixa”, disse.
         O professor de geografia, Marcos Antônio Correia, idealizador do evento diz que a proposta é fazer os alunos discutirem questões políticas que envolvem a cidade onde moram.
“Tivemos a participação de várias figuras políticas aqui que vieram falar do que viveram. O Lucas traz para nós uma proximidade ainda maior podendo falar do que ele está vivendo e do que está acontecendo no cenário político local. Muitos aqui ainda não votaram, mas votarão nas próximas eleições. Esse é o momento que queremos mostrar que política se faz com debate de ideias, esclarecendo dúvidas para que o voto de cada um contribua para o bem comum”, afirmou.
         Participaram da palestra os estudantes do 1o, 2o e 3o ano do ensino médio e os alunos do ensino médio integrado com os cursos de técnica em Edificações e Informática.
O estudante Mateus Guerreiro Cardoso da Silva, do 3o ano do ensino médio integrado com o curso de informática, acredita que se inteirar sobre a política local contribui para o conhecimento pessoal, para a realização de exames como o Enem, concursos e vestibulares, além de incentivar o envolvimento dos adolescentes na política.

“Muita gente está cansada da política, mas a política é exatamente a arma que temos para lutar por um futuro melhor. Temos que pensar nos pontos negativos, mas também nos positivos”, opina. 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.