Japão é invadido por 'navios fantasmas' da Coreia do Norte cheios de cadáveres



Japão é invadido por 'navios fantasmas' da Coreia do Norte cheios de cadáveres
Por iG São Paulo | 04/05/2017
'Navios fantasmas' da Coreia do Norte intrigaram especialistas e levaram o Japão a abrir uma investigação sobre o caso
Reprodução/Twitter
'Navios fantasmas' da Coreia do Norte intrigaram especialistas e levaram o Japão a abrir uma investigação sobre o caso

Nos últimos anos, dezenas de navegações assustadoras chegaram à costa do país; só se sabe a origem delas porque levavam a bandeira norte-coreana

Surgindo pela neblina, uma embarcação decadente com a bandeira da Coreia do Norte se aproxima da costa. Essa visão já se tornou assustadoramente comum no Japão, onde dezenas dos navios fantasmas apareceram nos últimos anos.

Um mistério rodeia tais embarcações, tripuladas apenas por homens mortos que não podem dizer o que aconteceu em sua viagem final. Tudo que se sabe é que os navios provavelmente partiram da Coreia do Norte .

Fragmentos de textos escritos em coreano – inclusive alguns que indicam que o barco pertenceu ao Exército Popular da Coreia – e restos da bandeira do país são as únicas provas concretas da origem da navegação.

Porém, o motivo para aportarem na costa do Japão e a causa da morte dos tripulantes continuam sendo mistérios. O fenômeno despertou a curiosidade das autoridades e fez com que fosse aberta uma investigação para descobrir o que aconteceu.

Oficiais japoneses realizaram autópsia dos corpos encontrados e descobriram que muitos já estavam mortos há meses quando o navio se aproximou da costa. Outros tantos corpos já estavam tão decompostos que era impossível determinar a causa da morte.

De fugitivos a pescadores

Uma das teorias que podem resolver o mistério alega que os homens eram desertores desesperados que decidiram se arriscar em barcos frágeis no mar aberto para escapar do regime opressivo de Kim Jong-un.

Entretanto, logo foi apontado que seria muito mais fácil navegar a curta distância até a Coreia do Sul do que enfrentar uma jornada de centenas de quilômetros para cruzar o mar do Japão.

Por conta disso, agora, acredita-se que os homens eram pescadores.

A Coreia do Norte já teve dificuldades para alimentar sua população no passado, com milhares de pessoas morrendo de fome. 
Há suspeitas de que Kim Jong-un esteja pressionando a indústria pesqueira do país para que aumentem a produção, fazendo com que os pescadores naveguem cada vez mais longe da costa.

O problema é que os barcos de pesca – que, segundo o Japan Times  não têm nem GPS – não são equipados o suficiente para desbravar o alto mar. Além disso, o líder supostamente está enviando soldados inexperientes ao mar para reforçar a pesca nacional.

A teoria é que, sem infraestrutura ou experiência para sobreviver ao mar, os tripulantes são levados à deriva por condições meteorológicas ruins ou simplesmente se perdem e assim morrem de fome ou exposição a outros fatores. E, assim, surgem os navios fantasmas da Coreia do Norte.

Fonte: Último Segundo - iG 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.