NOVA FORMULA DE TRATAMENTOS DE DIABÉTICOS TEM UMA TAXA DE CONTROLE DE 90 % PARA ATINGIR RESULTADOS

NOVA FORMULA DE TRATAMENTOS DE DIABÉTICOS TEM UMA TAXA
DE CONTROLE DE 90 % PARA ATINGIR RESULTADOS 


Por meio do atendimento multiprofissional de pacientes portadores de diabetes mellitus (DM), a Associação dos Diabéticos de Ourinhos (ADO) tem obtido excelentes resultados na compensação da moléstia numa amostra de indivíduos cuja doença demanda cuidados de alta complexidade. De fato, enquanto a maior parte das casuísticas estima as taxas de adesão à terapia de doenças crônicas em torno de apenas 40% a 50%, uma estratégia incisiva de envolvimento e responsabilização do paciente em seu tratamento, empreendida pela ADO, tem resultado em taxa de controle da doença de cerca de 90%. Para atingir estes resultados, diversos recursos tem sido necessários:



1-Lançar mão de tratamentos especiais tem sido passo essencial para atingir esta meta. Nesse sentido, o uso de análogos de insulina que confiram menores taxas de hipoglicemias certamente contribui para o sucesso do tratamento. De modo semelhante, a indicação das bombas infusoras de insulina, (já sendo usado por 30 pacientes), tem ajudado mais e mais pacientes a aliar tecnologia ao cuidado de sua doença. A ADO conta com cerca de 30 pacientes usando bomba de insulina, número que surpreende ate mesmo quando comparado a grandes serviços de alcance nacional.

2- Um outro elemento-chave é a ênfase nas mudanças do estilo de vida, numa parceria com a nutrição, que não apenas enfatiza uma dieta balanceada, mas viabiliza o aprendizado de contagem de carboidratos, (fazemos cursos periódicos) que atualmente é considerada o padrão-ouro no tratamento do DM 1.

3-Ter uma Enfermagem atuante e pronta a esclarecer duvidas acerca do modo de aplicação e conservação de insulina, descarte de materiais, manejo do glicosímetro, reconhecimento e tratamento de hipoglicemias , também e fundamental para que o paciente crie autonomia e, por conseguinte, desenvolva real responsabilidade em seu tratamento. (os que necessitarem passam por psicóloga).

4- Por fim, a ADO conta com 2, Endocrinologistas com uma filosofia diferente de fornecer atendimento de qualidade a pacientes do SUS, mesmo que a consulta demande mais tempo e esforços. O paciente recebe, ao inicio do tratamento, um contrato intitulado “Direitos e Deveres do Paciente da ADO”, no qual estão especificados não apenas os benefícios que o paciente recebe ao se tratar na ADO, mas também o que se espera dele e quais são os parâmetros para serem atingidos como bom controle da doença. Acreditamos que, ao longo dos próximos anos, a expansão dos atendimentos da ADO a âmbito regional, notadamente com enfoque sobre este tratamento de excelência. Esperamos que a ADO seja um exemplo de que a organização do serviço de saúde pode tornar real um adequado cuidado ao DM, resultando tanto em maior qualidade de vida dos pacientes quanto na redução de gastos públicos com as temíveis complicações da moléstia.

DR.Felipe Martins de Oliveira CRM 134861 Medico Endocrinologista da ADO

ASSOCIAÇÃO DOS DIABÉTICOS DE OURINHOS – SP
PRESIDENTE JULIO CEZAR BENATTO
Rua. Silva Jardim, 828 - Vila Moraes - Fone: (14) 3335-1292 - CEP 19900-261 - Ourinhos I SP

e-mail: diabetes.ourinhos@hotmail.com site www.ado.org.br


Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.