Coreia do Norte testa com sucesso bomba nuclear poderosa



Tensão
Coreia do Norte testa com sucesso bomba nuclear poderosa
JORNAL DE NOTÍCIAS
Kim Jong Un inspeciona o que a agência oficial afirma ser uma bomba de hidrogénio
Foto: Kcna

A Coreia do Norte anunciou ter testado, com sucesso, este domingo, uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental.

O anúncio do "total sucesso" do teste de uma bomba de hidrogénio, conhecida como 'bomba H', foi feito pela pivô da televisão estatal norte-coreana, horas depois de Seul e Tóquio terem detetado uma invulgar atividade sísmica na Coreia do Norte. O teste causou um sismo de magnitude 6.3.

Segundo a KCTV, o ensaio nuclear, o sexto conduzido pelo regime de Pyongyang, foi ordenado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.
O anúncio tem lugar depois de, na noite de sábado, a agência oficial norte-coreana KCNA ter garantido que a Coreia do Norte conseguira desenvolver com êxito uma bomba de hidrogénio passível de ser instalada num míssil balístico intercontinental (ICBM).
A KCNA divulgou então uma fotografia de Kim Jong-un junto a uma suposta 'bomba H', acompanhado por cientistas nucleares e altos oficiais do Departamento da Indústria de Munições do Partido dos Trabalhadores, apesar de, como é habitual, não ter facultado detalhes sobre o local nem a data do acontecimento.
O teste nuclear causou um "sismo artificial" cinco a seis vezes mais potente do que aquele que foi provocado pelo seu quinto teste, segundo a agência sul-coreana Yonhap. Antes, os responsáveis dos serviços meteorológicos coreanos tinham afirmado que o teste fora 9,8 vezes mais potente que o anterior e o mais forte alguma vez realizado pelos norte-coreanos.
"Não foi somente 9,8 vezes mais potente que o ensaio nuclear feito em setembro de 2016, foi também o mais potente" até agora realizado pelo regime de Pyongyang, declarou à Yonhap um responsável dos serviços meteorológicos coreanos.
JORNAL DE NOTÍCIAS

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.