A arte de ser professor



A arte de ser professor
Feliz Dia e Feliz Vida!
Oscar D'Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura e mestre em Artes Visuais pela Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.
15/10/2017
Todos temos pelo menos um professor que nos levou a escolher a profissão que temos. Lembramos dele porque tinham, em alguns aspectos, o mesmo comportamento das crianças, pois, assim como elas veem o mesmo filme como se fosse sempre um novo, os docentes dos quais recordamos davam um aula, que seguramente já haviam ministrado, como se fosse a primeira e única, com todo frescor.

'Entusiasmo' é uma palavra fundamental. Sua origem etimológica deriva de "estar possuído por um deus", o que podemos entender como estar movido por uma força interior que leva a uma renovação permanente, por mais difícil que possa ser ou parecer. Assim, cada aula torna-se mágica e cada estudante especial. Cada momento deixa de ser um ato didático para se tornar um instante de entrega.

Há professores que cativam pelo conhecimento que tem de um assunto; outros pela convicção demonstrada nas suas atitudes didáticas. Há os que fascinam pela oratória, e os que deliciam pelo carisma, que independe da matéria selecionada. Acima de tudo, porém, está a capacidade de ver os alunos como pessoas e de respeitá-los em suas diferenças, ciente de que é na diversidade que a criatividade se realiza rumo a um futuro melhor.

Professoras e Professores, Feliz Dia e Feliz Vida!

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.