Dia dos professores - Presente do NEaD/Unesp



Dia dos professores - Presente do NEaD/Unesp
Livro pode ser baixado gratuitamente pelo site edutec.unesp.br
15/10/2017
Com o objetivo de auxiliar o professor a refletir sobre suas práticas educacionais à luz da sociedade atual, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) lança e disponibiliza gratuitamente o livro digital “Modernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação”.

Este é o primeiro e-Book do projeto Publicações NEaD,  que lançará em 2018 outros livros científicos e didático-acadêmicos com o selo Cultura Acadêmica da Editora Unesp.  Para fazer o download do livro, no formato PDF, basta acessar o site edutec.unesp.br.  Em breve, ele será oferecido também no formato e-PUB e, ainda, poderá ser impresso sob demanda. 

A publicação reúne 10 artigos científicos com os resultados das pesquisas de 26 educadores e psicólogos de renomadas universidades brasileiras públicas e particulares, apontando caminhos para um processo de ensino e aprendizagem contextualizado com as mudanças tecnológicas e sociais das últimas décadas, sem prescindir da condição individual do estudante.  A organização é de Carina Alexandra Rondini, especialista em Educação Especial Inclusiva e docente da Unesp, câmpus São José do Rio Preto. 

Os textos analisam, de maneira crítica, as diferentes realidades encontradas em sala de aula, propondo ações pedagógicas que observem os princípios da humanização e inclusão, considerando a interface psicologia-educação. 

Os leitores encontrarão artigos que abordam a relação da educação com a saúde, destacando a questão das dificuldades de aprendizagem e os frequentes diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sugerindo novas posturas para o educador e melhor diálogo entre as duas ciências, bem como com os estudantes.

A inclusão na escola e a educação especial são tratadas sob diferentes aspectos, como o uso da Tecnologia Assistiva e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em conjunto com abordagens pedagógicas específicas, os paradoxos encontrados no cenário escolar, o trabalho com alunos que apresentam Transtornos Funcionais Específicos (como TDAH e dislexia) e também com aqueles que possuem Altas Habilidades ou Superdotação.

A  coletânea integra ainda estudos sobre a educação infantil sob o ponto de vista da psicologia histórico-cultural, a formação dos professores e o trabalho docente perante as diferentes modalidades de educação.





Modernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação
Carina Alexandra Rondini (Org.)
ISBN: 978-85-7983-889-7
Páginas: 150
Edição: 1 (2017)
Formato: Digital (PDF) 

     
Sobre o NEaD da Unesp

O Núcleo de Educação a Distância da Unesp atua na gestão e implementação de projetos e cursos que envolvem o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em processos de formação presencial, semipresencial e a distância. Os cursos do  NEaD/Unesp são baseados em metodologias ativas de aprendizagem e acessíveis a pessoas com deficiência. 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.