Misteriosas estruturas gigantes de 7 mil anos encontradas pelo Google Earth



Misteriosas estruturas gigantes de 7 mil anos encontradas pelo Google Earth

Revista AVENTURAS NA HISTÓRIA

Avistadas em meio ao deserto saudita, arqueólogos estão batendo cabeça para explicar o que está lá

Thiago Lincolins
A descoberta foi realizada em Harrat Khaybar, um campo vulcânico localizado na parte ocidental da Península Arábica - no meio do deserto, um local totalmente hostil à vida humana. Usando o Google Earth, arqueólogos encontraram 400 estruturas de pedra misteriosas que, acreditam, datam de aproximadamente 7 mil anos. Devido a semelhança com uma fileira de portões, os pesquisadores decidiram apelida-la de "portões”, ainda que não saibam ainda o que realmente está lá.
Google Earth
Outra imagem dos "portões"
O menor deles possui aproximadamente 13 metros enquanto o maior 518 metros. A formação das estruturas difere: algumas têm múltiplas paredes de pedra, que formam um desenho retangular. Já outras chamadas de portões do tipo I possuem uma única parede de pedra, com outros detalhes na extremidade.  

Por enquanto, seus descobridores tem mais perguntas que respostas. De acordo com David Kennedy, professor da Universidade da Austrália Ocidental, responsável principal pelo estudo: "Os portões se encontram quase que exclusivamente em campos de lava sombrios e inóspitos, com pouca água e vegetação. São lugares aparentemente não muito amigáveis para nossa espécie."
Google Earth
Foto original das estruturas
A idade foi estimada pela data de uma erupção que atingiu parte das estruturas, há 7 mil anos.

O próximo passo dos pesquisadores, naturalmente, é escavar a área para determinar a idade exata e a natureza das misteriosas estruturas.

Revista AVENTURAS NA HISTÓRIA

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.