Motoristas que freiam apenas no radar serão advertidos a partir desta quarta



Motoristas que freiam apenas no radar serão advertidos a partir desta quartaPor iG São Paulo * | 31/10/2017

A partir desta quarta-feira (1º), os motoristas que freiam apenas no radar passarão a ser fiscalizados em São Paulo
Cesar Ogata/ Secom
A partir desta quarta-feira (1º), os motoristas que freiam apenas no radar passarão a ser fiscalizados em São Paulo

Enquanto a medida de trânsito não é regulamentada pelo órgão federal, os motoristas que descumprirem a regra vão receber uma carta de advertência

Com o objetivo de combater a prática de frear apenas quando o veículo está próximo de um radar, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai começar a fiscalizar os motoristas de acordo com a velocidade média que passarem entre dois radares. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º), e de acordo com nota da Prefeitura de São Paulo, no início, a ação será educativa: os motoristas receberão uma carta de advertência até que a medida seja regulamentada pelo órgão federal.

“O cálculo da velocidade média é feito por radares existentes nas vias. Assim que o motorista passar pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados pelo equipamento. Se o condutor alcançar o segundo  radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho, dentro da velocidade máxima permitida, o motorista será advertido via correspondência”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes Sérgio Avelleda.

Os radares serão posicionados nas avenidas 23 de Maio, Bandeirantes, Jacu-Pêssego e na pista expressa da Marginal Tietê – sentido rodovias Castello Branco/Ayrton Senna. Enquanto não há regulamentação federal sobre a regra, os veículos cuja velocidade média ultrapassar os limites da via não receberão multas nem pontuados em sua Carteira de Habilitação (CNH). Entretanto, os radares continuarão a aplicar multas aos condutores que ultrapassarem o limite de velocidade.

Programa Trânsito Seguro 


A medida faz parte do programa municipal de São Paulo "Trânsito Seguro". Lançado dia 18 de setembro deste ano, ele tem o objetivo de reduzir o número de acidentes e garantir a segurança de passageiros, pedestres e ciclistas.
Além da determinação para controlar o hábito do motorista de frear apenas no radar, as ações da CET e da SPTrans também incluem melhorias em faixas de pedestres, mais rigor na fiscalização para o uso de celulares, sinalização com a seta e desrespeito ao semáforo.

*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Último Segundo - iG 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.