Projeto de Extensão Bambu Taquara recebe estudantes de Bauru



Projeto de Extensão Bambu Taquara recebe estudantes de Bauru
[29/09/2017]
whatsapp_image_2017-09-24_at_12.16.00.jpeg


A visita deixou as crianças encantadas com o bambu e as suas utilidades
Na quarta-feira (20), o projeto de extensão Bambu Taquara da UNESP de Bauru recebeu a visita da Escola Estadual Carolina Lopes de Almeida. As crianças tinham idades entre 9 e 10 anos e realizaram um passeio pelo bambuzal e pela oficina do projeto, visita que as deixou encantadas e entusiasmadas com o bambu e as suas utilidades.

PROJETO DE EXTENSÃO TAQUARA

O Projeto de Extensão Taquara é composto por alunos dos cursos de design, arquitetura, artes, relações públicas e engenharia da Unesp de Bauru, com coordenação do Prof. Dr. Marco Antonio dos Reis Pereira do Departamento de Engenharia Mecânica. Desde o ano de 2009, o professor vem adquirindo conhecimento e atuando na capacitação de seus membros dentro da cadeia produtiva do bambu existente no Laboratório de Experimentação com Bambu.

O grupo Taquara que se renova anualmente, através da entrada de novos alunos. As atividades envolvem espécies prioritárias de bambu, seu cultivo, colheita, manejo e produção de colmos para estudos, tratamento, caracterização física e mecânica, processamento e desenvolvimento de aplicações em artesanato, mobiliário e produtos em bambu laminado colado (BLaC), estruturas e construção, além de desenvolver projetos sociais com a comunidade, como o projeto em desenvolvimento com a Associação de Agricultores Viverde do Assentamento Rural Horto de Aimorés, desde 2010.

O objetivo do projeto é combinar informações técnicas adquiridas com a atividade criativa dos alunos, procurando disseminar a cultura do bambu através de material teórico, prático e crítico a respeito de seu uso como matéria prima para aplicações, atuando ainda pela participação em eventos, congressos, feiras e mostras, além da promoção de cursos e palestras. O projeto procura atender a comunidade em geral e particularmente a comunidade escolar de Bauru, envolvendo escolas de 1º, 2º e 3º graus, através de agendamento diretamente com o grupo Taquara.

O projeto funciona no Laboratório de Experimentação com Bambu na Unesp e os contatos podem ser efetuados pelos telefones (14) 3103-6121 / 3103-6120 (ramal 6844) ou pelo e-mail taquaradesign@gmail.com.

Flávia Izidoro - ACI/FEB - UNESP

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.