Agora estamos juntos na luta mundial contra o câncer de próstata


Agora estamos juntos na luta mundial contra o câncer de próstata

Novembro Azul conscientiza homens para a importância da prevenção.
[01/11/2017]


O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois o dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens, sendo que suas taxas da manifestação são seis vezes maiores nos países desenvolvidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina, sendo que os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Fonte:
Ministério da Saúde
Diretoria

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.