Cursos na área cultural fazem sucesso entre os jovens no Vestibulinho das Etecs





23.nov.2017



Cursos na área cultural fazem sucesso
entre os jovens no Vestibulinho das Etecs
Foto: Thayná Paes

 Aluno do curso de Processos Fotográficos da Etec de Carapicuíba durante cobertura fotográfica de evento




Processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais para o primeiro
semestre de 2018 está com inscrições abertas até dia 13 de dezembro



As formações voltadas para a área cultural estão cada vez mais chamando a atenção dos jovens que pretendem ingressar em um dos cursos técnicos gratuitos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). O maior destaque é o curso de Processos Fotográficos, que atingiu a marca de 22,3 candidatos por vaga, no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2017, na Etec de Artes. Em todo o Estado, ficou atrás apenas do tradicional curso de Enfermagem, que teve 33,3 inscritos por vaga, na Etec Carlos de Campos. As duas unidades estão localizadas na Capital.
Outros cursos, como Produção de Áudio e Vídeo, Teatro, Dança e Canto também estão se consolidando na lista de mais procurados, com uma média de mais de 10 candidatos por vaga.
De acordo com a diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do CPS, Lucília Guerra, a boa procura se deve ao aumento das oportunidades profissionais e também às possibilidades que a arte traz para o enriquecimento pessoal. “Cada vez mais surgem novos espaços de cultura que demandam profissionais talentosos e com boa formação. Além disso, existe um público que procura esses cursos como uma forma de alavancar sua carreira com novas habilidades que estimulem seus processos criativos”, afirma.

Olhar fotográfico
O curso técnico de Processos Fotográficos teve início em 2010, na Etec de Carapicuíba. Hoje, é oferecido também na Etec Dep. Salim Sedeh, de Leme, e na Etec de Artes, na zona norte da Capital.
O aluno aprende a linguagem fotográfica utilizando recursos tecnológicos para produção de imagens em ambientes externos e estúdios de fotografia, além de executar o tratamento, a edição e o gerenciamento de imagens. Pode atuar em eventos, estúdios, jornais, agências, produtoras e laboratórios digitais.
O coordenador do curso de Processos Fotográficos da Etec de Carapicuíba, Célio Coscia, explica que o diferencial está no currículo. “É um curso completo, voltado para o mercado de trabalho. O estudante aprende todos os fundamentos técnicos e artísticos, inclusive, como fazer a gestão de um estúdio”, destaca. Segundo ele, o alto nível de conhecimento dos alunos atrai empresas da região em busca de novos profissionais.

Luz, câmera e multimídia
Quem gosta do mundo do audiovisual e das novas tecnologias de comunicação em meios eletrônicos pode concorrer a uma vaga nos cursos de Produção de Áudio e Vídeo e de Multimídia. A Etec Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da Capital, oferece os dois cursos. O diretor da Etec, Mauro Araújo Gut, conta que é comum os jovens procurarem as duas certificações sequencialmente. “As formações são complementares. Enquanto um curso aborda a produção do material audiovisual, o outro trabalha a transposição entre mídias.” Ele ressalta ainda que o advento das mídias digitais nos últimos anos gerou um boom de produtoras segmentadas no mercado, ampliando a demanda por profissionais qualificados. O curso de Multimídia também é oferecido na Etec de Carapicuíba.

Em cena
A expressão corporal é o foco para quem deseja formação em Teatro ou Dança. O técnico em Teatro aprende métodos de improviso, atuação, preparação vocal e corporal. Já o curso de Dança forma profissionais para atuar como bailarinos, dançarinos, diretores ou assistentes de palco.
São formações oferecidas exclusivamente na Etec de Artes. Para o diretor Cláudio Aparecido Sant’Ana, o atrativo dos cursos está na proposta pedagógica diferenciada. “A maior parte dos alunos são profissionais que já tiveram contato com a arte. Além de aprimorar seus conhecimentos técnicos, eles querem obter um novo olhar sobre o que já fazem, com uma visão crítica e inovadora”, ressalta.

Inscrições abertas
Os interessados em concorrer a uma vaga para começar a estudar gratuitamente, a partir do primeiro semestre do ano que vem, podem se inscrever no Vestibulinho das Etecs. Além do exame tradicional do processo seletivo, alguns cursos exigem prova de aptidão. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até  as 15 horas do dia 13 de dezembro, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.