Estudo com ratos mostra que consumir bebidas alcoólicas aumenta chance de vício em cocaína



Estudo com ratos mostra que consumir bebidas alcoólicas aumenta chance de vício em cocaína
Por G1
Ratos que receberam doses diárias de álcool se tornaram mais viciados em cocaína (Foto: Steve Buissinne/Pixabay)

Cientistas da Universidade de Columbia deram álcool para animais durante 10 dias e constataram influência em consumo posterior de cocaína.

Consumir bebidas alcoólicas antes de experimentar cocaína pode aumentar as chances de se viciar, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (1º) pelo periódico científico "Science Advances".

Os cientistas da Universidade de Columbia fizeram experimentos com ratos. Os animais receberam doses de álcool durante 10 dias. Depois, tiveram acesso à cocaína, com um choque elétrico sempre que consumiam a droga.

Mesmo com a curta descarga no momento do uso, os pesquisadores afirmam que os ratos que consumiram álcool antes da cocaína tinham uma tendência comprovada estatísticamente maior a se viciar na segunda droga – os animais que "beberam" antes pressionaram a alavanca que liberava a cocaína 58 vezes; os ratos que não receberam as doses, usaram 18 vezes.

O caminho inverso também foi testado pelos cientistas: usar cocaína antes de beber pode influenciar no alcoolismo? De acordo com a pesquisa, os animais não foram influenciados neste caso.

Além disso, o consumo de álcool gerou a degradação de duas proteínas nos cérebros. Segundo os autores, a degradação delas no corpo dos animais é o que permite a expressão dos genes que induzem ao uso de cocaína.

G1

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.