O princípio do bem-estar: a alimentação



O princípio do bem-estar: a alimentação

Resultado de imagem para alimentação saudavel
Avanço da medicina comprova benefícios da alimentação não só para a saúde, mas para qualidade de vida e bem-estar

“Você é o que você come”. A frase nunca teve um respaldo tão grande como atualmente. Entretanto, além de ser a grande responsável pela nossa saúde e combustível para que o corpo funcione, a alimentação tem sido considerada uma grande aliada à qualidade de vida e o bem-estar.

De acordo com Dr. Lucas Penchel, médico e nutrólogo, o poder dos alimentos vai muito além da saúde ou de engordar ou emagrecer. “Uma nutrição equilibrada, com variados grupos de alimentos e em quantidades apropriadas contribui muito para a qualidade da vida das pessoas, influenciando no humor, libido, cognição, otimização da performance no trabalho, depressão, entre outras coisas”.

O médico conta que a deficiência nutricional pode ser sentida através do cansaço, desânimo, estresse, entre outros. “O corpo sente falta, manifestando-se de diversas formas, de acordo com a carência sofrida. Por isto é fundamental prestar atenção na maneira que nos alimentamos e no que ingerimos”.

A serotonina, por exemplo, é um neurotransmissor essencial para o bem-estar, pois atua na regularização do sono, apetite, humor e até na sensibilidade à dor. Ela não pode ser ingerida através da alimentação, pois é produzida pelo próprio corpo. Entretanto, o consumo de certos alimentos estimula o organismo a produzi-lo.

“A carência de serotonina está ligada a quadros de ansiedade e insônia, dois dos grandes males da atualidade”, explica Penchel. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B e aminoácido triptófano auxiliam o corpo a produzir a serotonina. “Sementes como nozes e abacate e mel e banana são ricos nos nutrientes citados, respectivamente”.

Horários fixos para as refeições ajuda a balancear os nutrientes ingeridos ao longo do dia, contribuindo para o bom funcionamento do corpo. “É muito melhor fazer várias refeições ao dia comendo poucas quantidades para não sobrecarregar o organismo. Isto evita excessos”.

Clínica Lucas Penchel
Endereço: Av. Afonso Pena, 3924 - Sala 306 – Mangabeiras
Contato: 3234-7622
Facebook: @clinicalucaspenchel
Instagram: @drlucaspenchel

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.