Prefeito Lucas Pocay participa de palestra sobre obesidade e sedentarismo



Prefeito Lucas Pocay participa de palestra sobre obesidade e sedentarismo

Prefeitura de Ourinhos amplia projeto ‘Empodera’, com atendimento multiprofissional da Saúde, com avaliação, programa de emagrecimento e a parceira com academias para a prática de atividade física.

O Prefeito Lucas Pocay participou na tarde de quinta-feira (26), na Câmara Municipal, de uma palestra promovida pela equipe do programa “Empodera” da Secretaria Municipal da Saúde, que consiste no acompanhamento de mulheres voluntárias para a perda de peso através de uma vida mais saudável. Grupo composto por médicos, nutricionistas, psicólogos e parceiros do setor privado avalia as condições físicas das participantes e traçam um programa de emagrecimento.

O Prefeito Lucas Pocay acredita que trabalhar a prevenção à obesidade aliado ao combate ao sedentarismo, promove a autoestima e a qualidade de vida da população.

“Cuidar da saúde é também cuidar da felicidade das pessoas. Essas mulheres que fazem parte deste projeto são exemplos de força de vontade, superação para outras pessoas na mesma condição. E o poder público tem este dever de oferecer oportunidades e acesso para a atividade física. Sempre envolvendo a saúde, a formação na educação e o esporte. Temos criado diversos projetos, desde núcleos de futebol, atividades de zumba, capoeira, e outras modalidades, tudo isso com o propósito de fazer a população de Ourinhos se motivar para que possamos obter resultados positivos para as próximas gerações e para a vida das pessoas”, diz.


Cássia Palhas diz que a Saúde tem promovido diversas ações prezando a qualidade de vida. Ela destaca que o programa agora conta com o apoio da Prefeitura e de mais academias, sendo completamente remodelado para atender as necessidades das participantes.

“Não é só atividade física, mas tem a alimentação, tem a parte social e uma série de questões. O que importa é que o grupo está crescendo e estamos trabalhando para que isso seja possível”, fala.



       A chefe de apoio a Atenção Básica, Mariza de Fátima Dias, que está a frente do projeto Empodere, na Secretaria de Saúde, junto com a enfermeira Alciane Cristine Martins e a equipe multiprofissional, diz que o objetivo do grupo é mostrar às participantes que elas podem levar uma vida mais saudável.

 “Empoderar-se é ter postura, decisão, mudança de hábito e estilo de vida, inovação da própria vida. Através de suas atitudes, elas mudam o seu eu e o meio que vivem. E é um grande desafio que enfrentam”, conta.

De acordo com Marisa, o projeto consiste no atendimento de um grupo multiprofissional da Saúde que recebe a participante e faz uma avaliação e traça um programa de emagrecimento.    Em seguida, entram os parceiros que oferecem um espaço em suas academias para a prática de atividade física.

“A pessoa chega até nós através de um encaminhamento que um clínico geral fez através do atendimento no posto de saúde. Após isso, esses profissionais fazem uma avaliação, desde a questão de alimentação, peso, medida, exercícios até atendimento psicológico”, revela.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.