Inscrições para vestibular da UEPG começam na segunda



VESTIBULAR DE INVERNO

Inscrições para vestibular da UEPG começam na segunda

AEN-PR
AEN-PR
Com a oferta de 726 vagas nos campus de Ponta Grossa e Telêmaco Borba, a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) abre na segunda-feira (2) as inscrições para o Vestibular de Inverno 2018. O prazo vai até 15 de maio, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição de R$ 145 poderá ser recolhida até 16 de maio nas agências bancárias ou locais integrados ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária. 
As provas serão aplicadas em 8 e 9 de julho em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória. 

De acordo com a CPS (Coordenadoria de Processos de Seleção), a partir deste ano, os concursos vestibulares da UEPG terão novidades. O coordenador do órgão, Edson Luiz Marchinski, comenta que as mudanças já são de conhecimento dos mais de 3 mil estabelecimentos de ensino cadastrados no sistema da CPS, em comunicado enviado por e-mail no final de 2017. "Agora é importante que os candidatos também tomem ciência desses avanços nos processos de seleção realizados pela UEPG".

Entre as mudanças, Edson Marchinski cita a nova relação de obras literárias para as questões de Literatura Brasileira e da prova de Língua Portuguesa: As Meninas (Lygia Fagundes Telles), Auto da Compadecida (Ariano Suassuna). Bagagem (Adélia Prado), Dom Casmurro (Machado de Assis) e O Mestre e o Herói (Domingos Pellegrini). 

Também foram alterados o número de questões (de 56 para 60), da pontuação (3.360 para 3.600) e o tempo (3h30 para 4h) da prova de Conhecimentos Gerais, com a inclusão das disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia. A pontuação da Redação passou de 670 para 700 pontos. 

Calendário - De acordo com o calendário do Vestibular de Inverno 2018, após a inscrição, os candidatos terão o período de 17 a 21 de maio para a retificação dos dados cadastrais da inscrição, devendo para tal recolher, até 22 de maio, uma taxa no valor de R$ 29. 

A partir de 8 de junho, a CPS divulgará os locais de provas e ensalamento dos candidatos. Nos dias 8 a 9 de julho serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais e Redação e Vocacionada, com divulgação dos cadernos de questões nas mesmas datas, às 20h. Os gabaritos serão publicados em 10 de julho, às 17h. Até 31 de agosto, a CPS divulga a relação de aprovados em primeira chamada. 

Para se inscrever o candidato deverá acessar o sistema da CPS, fazer o download, impressão e a leitura do Manual do Candidato. Em seguida, será necessário imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição. Para a montagem do cadastro, é indispensável o correto atendimento às orientações contidas no sistema. Ao término do processo, o sistema apresenta um ‘check list’ das informações prestadas para confirmação. Após, eventuais alterações só deverão ser procedidas no período estipulado para a retificação das informações. 

A UEPG não utiliza ficha de inscrição para o acesso aos locais de prova. Para tal, o candidato deverá apresentar apenas um documento original e oficial de identificação. Os candidatos serão identificados pelos fiscais de sala, mediante a coleta de impressões digitais (identificação datiloscópica). 

Por meio do aplicativo Vestibular UEPG o candidato poderá acompanhar a situação de sua inscrição, informação sobre o pagamento da taxa de inscrição, locais de provas (ensalamento), número de candidatos por vaga (concorrência), resultado das provas e desempenho individual. Receberá também notificações instantâneas com informações e dicas importantes sobre o vestibular. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play Store para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android. 

Cotas e nome social - A UEPG possibilita aos candidatos a opção pelo sistema de cotas, para o qual a instituição reserva 50% das vagas, sendo 40% para a cota de estudantes da rede pública e ensino e 10% para negros também oriundos do sistema público de ensino. Nos dois casos, no ato da matrícula, o candidato aprovado deverá comprovar por meio do histórico escolar que estudou todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio na rede pública. Candidatos que não se enquadram nessa condição devem se inscrever na cota universal. 

Os concursos promovidos pela UEPG também permitem aos candidatos a utilização do nome social. De acordo com o Regimento Geral da instituição, "por ocasião da inscrição no processo seletivo, o candidato travesti ou transexual, se maior de 18 anos, poderá requerer por escrito o uso do nome social para que seja utilizado durante os procedimentos de seleção. O requerimento deve ser protocolizado no Protocolo Geral da UEPG, no Centro de Convivência, no Campus da UEPG em Uvaranas. Ao requerimento, o interessado deverá anexar uma fotocópia de um documento oficial de identificação com foto. 

Para informações sobre número de vagas e outros detalhes, os interessados devem acessar o site da universidade.
AEN-PR

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.