Alunos inventam composto que substitui descarga no vaso sanitário



21/04/2018

Alunos inventam composto que substitui descarga no vaso sanitário

                                                                                  "Nossa poção mágica"


Turma de escola pública do DF com alunos de 11 e 12 anos desenvolveu composto com a professora. DF enfrenta pior crise hídrica da história.


Brasília enfrenta a pior seca da história, mas estudantes de uma escola pública do Distrito Federal inventaram uma fórmula que pode ajudar os moradores a poupar água.

“Essa é a nossa poção mágica”, conta Giovanna Cecília Alves, de 11 anos. O sorriso da Giovana é de entusiasmo; e ela não está nessa sozinha. A turma dela da escola, de 11 e 12 anos, desenvolveu junto com a professora um composto líquido que substitui a descarga no vaso sanitário. Ou seja, não é preciso gastar água. Uma fórmula para enfrentar a pior crise hídrica da história do Distrito Federal.

“Foram seis meses de pesquisa para chegarmos a quatro produtos: o ácido cítrico, que elimina totalmente as bactérias, o sal quaternário de amônio, que serve para retirar o cheiro. Nós colocamos também uma essência com cheiro de flor e um corante azul, para deixar a água azulzinha”, explica a professora de química Nelikim Pelizer.

“Parece com produto de limpeza”, diz a estudante Lauany Araújo, de 13 anos.

O produto foi criado na escola do SESI e batizado pelos estudantes de Pipi. Mas não é assim que se escreve não. É π π, o (Pi) é aquela letra do alfabeto grego usada na matemática, que corresponde ao valor de 3,14, exatamente o que custa para fabricar um litro do produto.

Em casa, na escola, os alunos adaptam os dispensadores de sabonete líquido, que se vê muito em banheiro público, colocam o produto dentro e ligam o líquido ao vaso por uma mangueirinha. Aí, é só apertar e mais nada. A descarga é deixada de lado. O Pipi pode ser usado até 33 vezes para, aí sim, a pessoa precisar de uma descarga. Você consegue imaginar essa economia?

Uma descarga leva embora, pelo menos, seis litros de água, então, faça as contas: numa família com quatro pessoas, em que cada um use a descarga seis vezes ao dia, no fim do mês a economia média pode chegar a surpreendentes 4.320 litros.

“Nós tivemos um estudo da Universidade de Brasília, onde ficou comprovado que uma família média pode economizar até R$ 354 em um ano”, afirma o professor Alberto Roquete.

Vestidos de super-heróis, eles andam pela cidade para apresentar a invenção aos moradores, que ficam impressionados.

“É nessa educação que eu acredito: fazer a diferença. Ganhar, conquistar! Porque o mundo é deles”, diz Elisângela Machado, diretora da escola

“Como um super-herói, eu me sinto salvando o mundo. Porque a água potável é um bem finito, ela pode acabar um dia”, afirma Igor Souza, de 12 anos.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/alunos-inventam-composto-que-substitui-descarga-no-vaso-sanitario.html
G1

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.