Reeducandos do CR de Ourinhos participam de atividades no mês de julho


Reeducandos do CR de Ourinhos participam de atividades no mês de julho



Dentre as ações estão participações em cursos, palestras, reforma de escola e certificações

O Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos, promoveu, no mês de julho, diversas atividades de reintegração social para os reeducandos. Entre elas está a entrega de certificados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que contou com a participação de 31 sentenciados. Eles receberam certificado de conclusão dos ciclos I e II do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O evento contou com a presença de representantes da Diretoria de Ensino Regional de Ourinhos, da escola vinculadora “Prof. José Paschoalick”, de professores da Secretaria da Educação (SEE) que atuam no presídio, além da diretoria e funcionários do CR.


Reeducandos reformam mais uma escola de Ourinhos 



Aproveitando as férias escolares de estudantes da cidade, 25 reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto fizeram a reforma de mais uma escola Ourinhense. 



Dessa vez, a Escola Estadual “Horácio Soares” recebeu novo visual. Com essa já somam seis escolas da cidade reformadas e aproximadamente 150 reeducandos com mão de obra qualificada por meio do curso de pintura.  


Cursos profissionalizantes 



Entre os dias 16 e 26 de julho, durante o recesso escolar, 18 reeducandos receberam cursos e palestras de qualificação profissional, com o intuito de receberem orientação e auxílio para retornarem ao mercado de trabalho no final do cumprimento da pena. Durante esse período, os presos participaram de workshops sobre empreendedorismo, marketing pessoal e como desenvolver habilidades e competências.
No final das atividades, eles receberam certificação em uma cerimônia solene, que contou com a presença do prefeito municipal de Ourinhos, Lucas Pocay, e representantes da sociedade civil.


Palestra de prevenção ao uso de drogas 




No dia 19 de julho, o CR recebeu mais uma etapa do Programa de Prevenção às Drogas, idealizado e desenvolvido pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Pastor Nivaldo dos Santos.

O evento teve início na parte da manhã com o ASP e bacharel em Direito Sérgio Ribeiro, palestrando sobre a Lei de Execução Penal, Direitos, Deveres e Obrigações. Após o meio dia o pastor Nivaldo deu sequência aos trabalhos promovendo dinâmicas em grupo, orientações e reflexões sobre consequências e malefícios do uso de entorpecentes e o resultado negativo na família.
Participaram do evento 42 reeducandos do regime fechado, todos presos por envolvimento com drogas.

Palavra da diretora 


De acordo com a diretora técnica do CR de Ourinhos, Adriana Puglerino, o período de férias do meio do ano também é utilizado para promover ações de trabalho e educação entre os presos. “Aproveitamos as férias escolares de julho para trazer eventos importantes, como o programa contra as drogas e cursos de qualificação profissional. A formatura escolar aqui no CR é sempre um grande evento, pois é o resultado de trabalho em parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e SEE que disponibilizam professores extremamente dedicados”. Para a diretora, atividades como curso de pintura e colocados em prática nas escolas da cidade mostram aos reeducandos que eles também fazem parte da sociedade. “O curso de pintura alia a qualificação profissional do preso, com ganho de remição e a melhora da escola pública, mostrando ao preso que ele é parte importante da comunidade”, finalizou Puglerino. 

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.