Comunicado de suspensão da CNH é falso e infecta computador

Comunicado de suspensão da CNH é falso e infecta computador

TECMUNDO
Felipe Payão


Um comunicado falso sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento obrigatório para todos os motoristas do Brasil, está sendo enviado por email. De acordo com o Defesa Total, o email é um golpe que tem como intuito espalhar um malware e obter informações sobre o sistema operacional e usuário.
A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis ou baixa um arquivo
“Falso comunicado de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, golpistas tentam infectar computadores ao baixar suposto anexo com informações sobre penalidade", nota o Defesa Digital. Neste link de análise, é possível checar quais antivírus conseguiram detectar a presença do malware compartilhado no email falso.
CLIQUE AQUI
Vale notar ainda que este golpe pode ser enquadrado como phishing, se valendo da ingenuidade da vítima.
Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias ou baixar algum arquivo malicioso.
Como você pode ver na imagem abaixo, o golpe da CNH busca assustar quem recebe mensagem. Porém, é preciso ficar atento aos erros gramaticais grotestos no texto, imagem sensacionalista e rementente suspeito: tudo isso entrega a atividade maliciosa.
Se você tiver qualquer dúvida sobre a sua CNH, busque os canais oficiais do governo, especificamente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de sua carteira.
TECMUNDO

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.