Prefeitura de Ourinhos inicia projeto de educação alimentar aos pais de alunos dos NEIs


Prefeitura de Ourinhos inicia projeto de educação alimentar aos pais de alunos dos NEIs



A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal da Educação, iniciou dia 18 de outubro o projeto de educação alimentar destinado aos pais dos cerca de 600 alunos de todos os 17 NEIs (Núcleo de Educação Infantil) do município. Até o final do mês de novembro, a equipe de nutricionistas responsável pela merenda escolar vai percorrer as unidades escolares levando uma palestra com dicas de alimentação saudável para prevenir a obesidade infantil. A intenção é fazer com que os pais ofereçam alimentação saudável dentro de casa, assim como já ocorre nos NEIs. A ação integra as políticas educacionais do Prefeito Lucas Pocay e complementa o programa Merenda com Qualidade implantado no início da atual gestão.


“A palestra será levada para todos os NEIs para abordar a prevenção da obesidade infantil e explicar o cardápio desenvolvido pelo município, visando a saúde dos escolares. Nossas nutricionistas vão dar palestra para os pais a respeito do que servir em casa, porque na escola já é equilibrado. Em casa precisa dar o andamento”, diz a Chefe de Gestão e Alimentação Escolar, Marília Máximo.


Segundo ela, estudos indicam que 30% da população têm sobrepeso ou obesidade, o que indica a necessidade de um trabalho preventivo.


“A obesidade é causada principalmente pela má alimentação, muito açúcar, frituras, alimentos industrializados. É preciso se alimentar com arroz, feijão, frutas, legumes e saladas. Isso já é praticado pela merenda escolar oferecida pela Prefeitura de Ourinhso aos NEIs, Emeis, Emefs e escolas estaduais. Todas as unidades têm essa oferta equilibrada de alimentação, com menos açucarados e mais legumes e verduras possível dentro do cardápio”, diz Marília.


A primeira palestra de educação alimentar ocorreu na NEI Maria Bráz, dia 18 de outubro.
A dona de casa Sandra Firmino Zuca tem um neto na escola. Ela elogiou o cardápio e a iniciativa de orientar os pais sobre a importância dos alimentos que promovem saúde.
“A merenda aqui é muito boa. Meu neto come de tudo, legumes, verduras. Sobre a palestra eu acho muito bom. Inclusive tenho filho de dez anos que precisa se alimentar melhor. A gente tenta fazer em casa, conversar, fazer o que a gente pode, mais isso é muito bom”, diz.
Isabela Souza Gomes tem duas filhas na escola e se diz satisfeita com a merenda escolar.
“A merenda é muito boa para a saúde das crianças. Essa palestra sobre a alimentação saudável é bom até para nós. É bom saber um pouco mais sobre alimentos saudáveis e dá para seguir o exemplo em casa”, declara.
As crianças dos NEIs estudam em período integral e recebem quatro refeições balanceadas por dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Já os alunos das Emeis, Emefs e da rede estadual, têm uma refeição por dia. Ao todo a Prtefeitura de Ourinhos oferece 25 mil refeições diariamente.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.