Quais são os principais motivos de erros em provas de concursos? Saiba!

Quais são os principais motivos de erros em provas de concursos? Saiba!


Você sabe quais podem ser esses motivos que podem levar as pessoas a errar nas provas?

Por Saulo Moreira   25/10/2018
NOTÍCIAS  CONCURSOS


A prova de um concurso é considerada a fase mais importante para classificações e eliminações. Por isso, se dar bem nesta prova é fundamental para ser classificado e consequentemente, nomeado no concurso público.
Porém, alguns erros pequenos podem impedir a pessoa de ter um bom desempenho nas provas, principalmente na prova escrita. E existem vários motivos para que esses erros sejam cometidos. Você sabe quais podem ser esses motivos que podem levar as pessoas a errar nas provas? Se não, confira agora e já tome cuidado para evitar estes erros!
Falta de atenção ao ler a questão
Muitas pessoas, ao pegar a prova, começar a lê-la de forma rápida e assim, muitas vezes sem prestar atenção sobre o que ela pede ou pergunta. Consequentemente, na hora de responder, podem acabar respondendo algo que ainda que seja uma informação verdadeira, não é o que a questão solicitou, assim podendo errar a questão por desatenção.
Não ler a questão inteira
Outras pessoas, por pressa em responder ou por acreditar que já sabem a resposta, nem terminam de ler a questão e já vão respondendo. Isso pode gerar outro impacto negativo na prova, uma vez que, no final da questão, pode haver algum tipo de pegadinha ou informações como “assinale a alternativa incorreta”, das quais você não leu.
Não prestar atenção ao horário
Outro grande motivo de erros nas provas é não estar atento ao horário. Toda prova tem um tempo máximo em que ela pode ser realizada, mas muitos não calculam o tempo, e só percebem que ele está acabando quando o fiscal de sala ou aplicador da prova informa sobre isso. Assim, acabam por ter que fazer as questões restantes desesperadamente, cometendo os dois erros citados acima.
Não reler e conferir as respostas
Outra coisa muito importante e que muitos erram justamente por pecar neste aspecto é conferir as respostas. Isso é importante porque, se você tiver errado alguma questão que sabia por desatenção, você não terá a chance de corrigir e mudar para a resposta correta. Por isso, sempre que houver tempo, jamais deixe de conferir suas respostas.
Deixar muitas questões em branco
Por mais que existam muitas empresas administradoras e organizadoras de concurso que criam regras como “uma resposta errada anula uma resposta certa”, o ideal é buscar sempre entender o máximo de questões, analisar e responder da maneira que ache correto. Uma prova com muitas questões em branco raramente terá uma boa pontuação final.
Errar na transferência das respostas para o gabarito
Outro momento no qual é preciso ter muita atenção para evitar erros, é na transferência das respostas para o gabarito. Uma vez que no gabarito não deve ter rasuras, ou até duas alternativas marcadas em uma mesma questão, é preciso redobrar a atenção nesse momento. Por isso, se mantenha atento na hora de fazer esta parte que é tão importante para avaliação.
Agora, você já sabe alguns dos principais erros de concurseiros e motivos que fazem com que eles sejam cometidos.
Por isso, busque formas de evitar cometer esses erros, focando sua atenção na leitura das questões, no tempo de prova, na hora de repassar as respostas para o gabarito, entre outros pontos importantes!
NOTÍCIAS CONCURSOS

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.