CAMPANHA "GUERRA CONTRA O ESCORPIÃO"


CAMPANHA "GUERRA CONTRA O ESCORPIÃO"



Prefeitura de Ourinhos intensifica limpeza na cidade para combater escorpiões


         A Prefeitura de Ourinhos, por meio de diversas Secretarias intensificou nesta semana os trabalhos de limpeza na cidade como parte do programa “Ourinhos em Guerra Contra o Escorpião”, que integra uma série de ações de combate ao animal peçonhento. O aumento expressivo de picadas e infestação do bicho registrada em várias cidades do interior do Estado fez com que o Poder Público de Ourinhos tomasse medidas de prevenção e extermínio.


         Os terrenos públicos estão sendo capinados e limpos. Os proprietários de imóveis particulares abandonados ou que ainda não foram roçados, estão sendo notificados e podem ser multados caso não deixem suas propriedades em ordem. As galhadas também são recolhidas por funcionários municipais e levadas para locais adequados.


         Além disso, a Prefeitura está retirando entulhos dos bueiros e da rede de esgoto e uma grande dedetização já está sendo programada para eliminar possíveis focos de escorpiões.


         No entanto, apenas o esforço da Prefeitura não garante o controle dos animais peçonhentos. A Poder Público solicita o apoio da população para manter os terrenos e residências limpos. Denúncias de despejo ilegal de lixo e entulhos, assim como terrenos abandonados podem ser feitas pelos telefones 0800-770-0342 ou 3302-4100.


         “Manter os quintais limpos, os terrenos roçados e livres de entulho são medidas essenciais. A Prefeitura de Ourinhos está fazendo a parte dela, mas precisa do apoio da população para evitar males maiores”, declara o Prefeito Lucas Pocay.


         O programa “Ourinhos em Guerra Contra o Escorpião” foi lançado dia 22 de novembro pelo Prefeito Lucas e conta com o apoio de todas as Secretarias Municipais. 



A intenção é esclarecer a população sobre as medidas que podem ser tomadas para evitar o aparecimento do animal peçonhento e as formas de agir ao se deparar com um deles. 



A pessoa que encontrar um escorpião dentro da residência deve tentar matar o animal da forma mais segura possível e entrar em contato com o Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 3326-9323. 



O aparecimento do escorpião está prestes a se tornar uma epidemia em algumas cidades do interior paulista. Segundo o Governo Federal, os ataques de escorpiões cresceram quase 800% desde 2000, principalmente na região Sudeste.


         Em Araçatuba (257 Km de Ourinhos), 570 pessoas foram picadas em 2018. O número já superou o de 2017 inteiro. Em Andradina (375 Km de Ourinhos) são pelo menos dois ataques por dia e em São José do Rio Preto (283 Km de Ourinhos), as ocorrências aumentaram mais de 40% este ano. Na cidade de Ouro Verde (303 Km de Ourinhos), uma infestação de escorpião suspendeu as aulas em uma creche por tempo indeterminado. 



Em Bauru (125 Km de Ourinhos), mais de 220 pessoas foram picadas por escorpião entre 2017 e 2018. Em Garça (108 Km de Ourinhos) também houve relatos de casos, o que levou o poder público a mobilizar equipes da Secretaria da Saúde.





Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.