Kassab vê lógica em levar ensino superior para a Ciência e Tecnologia



01/11/2018
Kassab vê lógica em levar ensino superior para a Ciência e Tecnologia
BAHIA.BA

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ministro manifestou otimismo com a possibilidade de o futuro governo transferir para a pasta hoje sob sua responsabilidade a atribuição de cuidar do ensino superior

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), Gilberto Kassab demonstrou otimismo nesta quinta-feira (1º) com a possibilidade de o futuro governo transferir para a pasta hoje sob sua responsabilidade a atribuição de cuidar do ensino superior.
A proposta de levar para o Mctic a responsabilidade de definir os critérios, parâmetros e políticas públicas para o ensino superior, ainda em estudo, faz parte da reestruturação ministerial cogitada pela equipe do  presidente eleito Jair Bolsonaro, que, ainda durante a campanha, prometeu reduzir o número de ministérios.
A equipe de governo estuda fundir os ministérios da Educação (que ficaria responsável pelo ensino básico, ou seja, pela educação infantil, fundamental e pelo ensino médio) com os da Cultura e dos Esportes, criando uma só pasta. O ensino superior, por sua vez, seria transferido para o Mctic, cujo futuro ministro, Marcos Pontes, foi anunciado ontem (31).
Para Kassab, “há lógica” em atrelar o estímulo ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia à gestão do ensino superior público e privado. “Acredito que possa dar certo. Até porque as atribuições do Ministério da Educação serão ampliadas com a soma daquelas hoje vinculadas aos ministérios da Cultura e do Esporte”, disse Kassab ao participar, em Brasília, da comemoração pelos 21 anos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“A pesquisa e a inovação estão muito atreladas ao ensino superior. [A proposta de transferir ao Mctic a responsabilidade pelo ensino superior] pode permitir ao Ministério da Educação jogar muito mais energia [atenção] para o ensino básico, bem como cuidar das novas atribuições”, acrescentou o ministro.
BAHIA.BA

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.