Prefeito Lucas Pocay entrega medalhas da Olímpiada Brasileira de Astronáutica


Prefeito Lucas Pocay entrega medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronáutica



            O Prefeito Lucas Pocay participou terça-feira (20) da 1ª Cerimônia de Entrega de Medalhas e Certificados da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronáutica) e MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) para estudantes da rede municipal, estadual e particular de educação. 


O evento foi realizado no Teatro Municipal com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clara Pocay, e o secretário municipal de Educação, Wilson Moraes.


            Também compuseram a mesa de apresentação a Dirigente Regional de Ensino, Silvia Maria Rodrigues Nunes Cantarin, a Diretora da Cooperativa de Ensino de Ourinhos, Cíntia Silvestre Garcia, a Diretora do Colégio Drummond, Ana Gabriela Ribeiro da Silva e a Diretora do Colégio Santo Antônio, Sueli Carrijo Rodrigues.


            Lucas destacou que a premiação desses alunos é fruto de um trabalho em conjunto de todo corpo educacional do município.


“É a primeira vez que temos essa premiação. Um momento importantíssimo para essas crianças e também para a nossa cidade, já que estamos tratando de um tema tão moderno que é a tecnologia. 


A educação é a base da sociedade, não só uma responsabilidade do poder público, mas uma união de pais, professores, familiares. Juntos, temos um mesmo objetivo de construir um futuro melhor para as próximas gerações. Estamos todos orgulhosos de vocês, por serem crianças tão especiais e inteligentes.”, disse.


            O Secretário de Educação, Wilson Moraes, enfatiza que o resultado das olimpíadas nivela a educação em nosso município.
“Desde o início, lá atrás quando o Prefeito Lucas estava preparando o plano de governo, ele já dizia que a Educação precisa ser uma só. Uma junção da rede estadual, municipal e privada. Essa olimpíada vem para coroar essa semente que foi plantada e que hoje podemos congregar todas as redes em um só evento.”


            Para a dirigente regional de ensino, Silvia Cantarin, o evento representa um fruto valioso de trabalho ao longo da trajetória escolar desses alunos.


“Quando um estudante participa de uma competição, ele tem que se sentir preparado. Para isso, ele tem que estar motivado. Motivação é a palavra chave que faz com que esses alunos queiram obter conhecimento e se destacar. Isso nos deixa imensamente felizes porque coloca Ourinhos em destaque.”


O professor do 5º ano da Emef Jorge Herkrath, José Ricardo de Castro conta que os alunos participaram da competição por etapas, que foram de estudo de construção e lançamento de foguete, prova escrita e atividade prática de lançamento do foguete, em que tinham como objetivo alcançar a maior distância.


            A aluna do 5º ano da Emef Jorge Herkrath, Ana Clara Silvério, foi um dos destaques da olimpíadas.
“No começo achei tudo muito difícil, afinal foi um primeiro contato que tivemos com esse universo tecnológico, diferente do que estamos habituados. Mas depois, com a ajuda dos professores e até da minha mãe, consegui não só montar o foguete, mas também me destacar alcançando a maior distância de lançamento de foguete da minha turma.”


















COMPETIÇÕES

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronáutica) é uma competição promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira e tem como objetivo difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. Já a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) é uma olimpíada experimental que consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base, o mais distante possível. Os foguetes são feitos de garrafa pet, tubo de papel ou de canudos de refrigerante. As competições são voltadas para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o país.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.