Conheça as mulheres que revolucionaram investigações de feminicídios


As vacinas para cachorro podem causar efeitos colaterais

As vacinas para cachorro podem causar efeitos colaterais
Canal do Pet 
Apesar das vacinas para cachorro serem importante, não é estranho que elas causem reações no organismo do pet. Demora um tempo para o corpo perceber que aquilo faz bem
reprodução shutterstock
Apesar das vacinas para cachorro serem importante, não é estranho que elas causem reações no organismo do pet. Demora um tempo para o corpo perceber que aquilo faz bem

Geralmente os donos não precisam se preocupar com as reações, pois elas não costumam ser graves e nem sempre aparecem

As vacinas são essenciais para a longevidade dos animais de estimação. São elas que evitam doenças como a raiva, a cinomose ou a hepatite e outros problemas de saúde . Por isso os donos devem dá-las logo após a adoção, seguindo as indicações do veterinário. Por outro lado, apesar de protegerem, as vacinas para cachorro podem causar efeitos colaterais horas depois de aplicadas.

Não é incomum o corpo apresentar reações, pois ele que está agindo contra um agente estanho que foi injetado. Demora um tempo para o organismo perceber que aquilo não é algo ruim, mas até lá o pet pode ter febre, alergia, etc. Isso não é restritos aos cães, pois os humanos também estão sujeitos. Mas, felizmente, nenhum dos efeitos que as vacinas para cachorro provocam são graves. 

As reações costumam se manifestar nos três dias após a aplicação e, no geral, vão regredir sem que precise um tratamento específico. Os filhotes são mais propensos a sofrerem com isso do que os adultos, pois seu sistema imunológico não está completamente desenvolvido. 

Ademais, raças de porte pequeno e cães que foram esterilizados também são mais vulneráveis. 
Contudo, na maioria dos casos, não é preciso se preocupar com isso. Antes de serem injetadas, as vacinas passaram por diversos testes e são completamente seguras. Inclusive, já são conhecidos os possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer em nosso amigo peludo. A verdade é que essas reações tem um índice muito baixo se comparado à quantidade de vidas que as injeções podem salvar. 

Portanto, os donos não devem deixar de dar as vacinas com medo dos efeitos colaterais. É importante levar o pet para tomar seguindo corretamente o calendário. Só o especialista poderá determinar, após a realização de exames, se o bichinho não pode receber determinada vacina em função de sua saúde, idade, etc. 
De qualquer forma, vale a pena conhecer os efeitos colaterais que as vacinas podem provocar para que os donos fiquem preparados se acontecer. Lembre-se que não existem reações fixas, pois elas variam de cachorro para cachorro, mas tem aquelas que são principais. 

Principais efeitos colaterais


Alguns sintomas comuns referente à vacinação são a febre, as fezes amolecidas e a falta de apetite. Porém, lembre-se que esse sintomas não podem durar mais que aluns dias, caso contrário procure ajuda médica
reprodução shutterstock
Alguns sintomas comuns referente à vacinação são a febre, as fezes amolecidas e a falta de apetite. Porém, lembre-se que esse sintomas não podem durar mais que aluns dias, caso contrário procure ajuda médica

Sonolência

Após a aplicação, é comum que os animais fiquem mais quietos, sossegados e sintam maior cansaço. Inclusive, pode ser que durmam durante todo trajeto de volta para casa. Esse estado de sonolência pode durar alguns dias dependendo do cachorro
Distanciamento do dono

O comportamento também costuma ser afetado, levando o canino a se afastar de todo mundo durante alguns dias. Ele ficará distante, como se estivesse irritado ou incomodado com algo. Não fique preocupado, pois é uma reação passageira. Além da mudança de humor, agressividade também é algo esperado. 

Inflamação e edema

Não é incomum aparecer uma bolinha inflamada, como se fosse um caroço, bem no local em que foi aplicado a vacina. Isso acontece porque o líquido ainda não se espalhou pelo corpo, ficando alojado num único local. Mas não é preciso se preocupar. Essa reação tão comum não é maléfica, apenas algo que interfere na estética e demorando alguns dias para desaparecer.
Sensibilidade no local
Essa talvez seja a reação mais esperada pelos donos. Nesse caso, os cães ficam incomodados com a dor sentida na região da aplicação e não querem ser tocados. Dormir ou os carinhos do tutor podem causar dores durante as primeiras horas, por isso ele se afasta de todo mundo. Basta esperar que a sensibilidade irá passar depois de um tempo.

Transtornos gastrointestinais

Dor de estômago, diarreia e vômitos são menos frequentes. Quando isso acontece, é comum que o cão não queira comer e só fique deitado de lado. Verifique se ele apresenta alguma distensão abdominal (inchaço do abdômen), só por precaução. Geralmente reações assim não duram mais de três dias, mas o dono deve ficar atento se aparecerem.

Problemas respiratórios

Dentre os problemas respiratórios mais comuns estão a tosse, os espirros e a secreção nasal. Como consequência, o canino pode ter febre ou ter gripe, levando-o a dormir por muitas horas seguidas. Espera-se que em alguns dias esses sintomas passem, caso contrário leve-o ao veterinário.

Choque anafilático

Esse efeito é bem raro, mas entra na lista por causa da sua gravidade. Geralmente um choque anafilático acontece poucos minutos ou horas após a aplicação, fazendo o focinho e a garganta incharem e dificulte o funcionamento das vias respiratórias. Além disso, o pulso enfraquece, a pele fica vermelha, aparecem vômitos, diarreia, etc.
Apesar de acontecer pouquíssimas vezes, é preciso ter bastante cuidado. Entre em contato com médico rapidamente se notar esse sintoma. 

O que fazer quando a vacina causa reação?


Quando o bichinho tem efeitos colaterais da vacina, é importante ficar calmo e não auto medicá-lo. Retorne ao médico que o vacinou e explique todas as reações
reprodução shutterstock
Quando o bichinho tem efeitos colaterais da vacina, é importante ficar calmo e não auto medicá-lo. Retorne ao médico que o vacinou e explique todas as reações

Quando o bichinho tem efeitos colaterais da vacina, é importante ficar calmo e não auto medicá-lo. Retorne ao médico que o vacinou e explique todas as reações. O profissional irá receitar algum medicamento dependendo dos sintomas, como antitérmico, analgésico ou antinflamatório.

Caso o animal tenha alguma reação muito incomum e exagerada, é preciso procurar ajuda médica urgentemente. Não é comum apresentar tão efeitos intensos. Inclusive, às vezes esses sinais podem nem estar relacionados à injeção. Exames podem ajudar a identificar as causas dos sintomas.

É por isso que o animal deve ser monitorado assim que for vacinado. Apesar das vacinas para cachorro serem seguras, todo pet esta sujeito a ter reações. Dessa forma, o tutor já fica preparado para situações futuras.


    Após alta no diesel, união dos caminhoneiros diz que fará paralisação depois do feriado IPIAÚONLINE