ELE CRIOU UMA LUVA CAPAZ DE REPRODUZIR LINGUAGEM DE SINAIS

ELE CRIOU UMA LUVA CAPAZ DE REPRODUZIR LINGUAGEM DE SINAIS

Aplicativo e luva Sign-IO (Foto: Divulgação)

Roy Allela, do Quênia, desenvolveu o dispositivo para ajudar a sobrinha deficiente auditiva
18.02.2019 
A comunicação dos deficientes auditivos pode ser muito difícil já que, fora do meio, o número de pessoas que falam libras ou linguagem de sinais é mínimo.
Para ajudar na socialização da sobrinha com deficiência auditiva, Roy Allela criou a Sign-IO, uma luva capaz de converter os movimentos da linguagem de sinais em áudio. “Eu queria que minha sobrinha tivesse as mesmas oportunidades que todos na educação, no trabalho e em todos os aspectos da vida”, afirmou Allela.
Como funciona?
O dispositivo reconhece palavras e letras e depois vocaliza isso em tempo real por meio de um aplicativo para Android, que permite o usuário escolher a língua, o gênero e até o timbre de voz da locução. Atualmente, a precisão da “tradução” é de aproximadamente 93%.
Allela é um engenheiro de software e programador do Quênia. Por conta de sua invenção, recebeu diversos prêmios e indicações. Segundo ele, a luva “combate o estigma associado à surdez ou a qualquer impedimento de fala”.
Roy Allela e as luvas (Foto: Divulgação)
Seu objetivo agora é fazer com que cada criança com dificuldade de audição ou fala tenha uma luva dessas. Futuramente, sonha que todas as crianças no mundo possam ter uma. Hoje, são aproximadamente 30 milhões de crianças que dependem da linguagem de sinais para se comunicar.
PEGN

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.