Cartão BNDES MEI: Saiba o que é e como solicitar



Cartão BNDES MEI: Saiba o que é e como solicitar

JORNAL CONTÁBIL


Para iniciar o seu empreendimento ou para expandir os seus negócios como microempreendedor individual, você poderá recorrer a créditos, como por exemplo o cartão BNDES MEI. É lógico que existem várias questões a serem levadas em consideração antes de pedir crédito e fazer empréstimos.
Mas, aqui, vamos partir da suposição de que você está decidido a pedir crédito porque precisa de um. Uma das formas é pedindo o cartão BNDES MEI para financiar o seu negócio. Mas como isso funciona? Veremos mais adiante.

O que é o cartão BNDES?

O Cartão BNDES é um produto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele serve para financiar os investimentos de empresas de qualquer categoria sediadas no Brasil, como a empresa MEI, respeitando o limite máximo de faturamento anual de cada categoria.
Somente instituições financeiras credenciadas podem emitir o cartão, em parceria com o BNDES que é somente a instituição que detém os recursos. Os bancos parceiros é que irão fazer a análise do pedido e aprovar ou não a emissão, de acordo com o critério de cada um.

Bancos emissores do cartão BNDES

Verifique com seu banco se ele é um órgão credenciado a emitir o cartão BNDES MEI. Estes são os bancos emissores do cartão BNDES:
  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste;
  • Banestes; Banrisul;
  • Bradesco;
  • BRDE;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicoob.
O próprio cliente pode escolher qual instituição financeira irá emitir o cartão BNDES MEI, podendo este manter relacionamento com um banco que já realiza transações frequentes. Mas, caso tenha o pedido recusado, o cliente poderá optar por pedir o cartão em outro banco.
O limite de crédito pode ser de até R$ 2 milhões para cada cliente por banco emissor, com parcelamento máximo de 48 meses e taxa de juros pré-fixada.

Em que pode ser útil o cartão BNDES MEI?

Esse cartão pode abrir muitas portas para o Microempreendedor Individual. Afinal, você terá capital de giro para investir em seu negócio ou recursos para reverter uma situação financeira emergencial, além de poder ampliar a infraestrutura do seu negócio.
O cartão BNDES pode financiar uma variedade de coisas. Se você precisar comprar um veículo para seu MEI, usar esse cartão poderá ser uma solução.
O mesmo para equipamentos, por exemplo, para o seu salão de beleza, embalagens para o seu e-commerce ou loja física, insumos agropecuários, materiais de escritório, equipamentos de audiovisual, computadores, produtos virtuais, etc.
É permitido revender produtos financiados pelo cartão BNDES MEI, mas não é possível comprar produtos usados com o mesmo.
Como pedir o cartão BNDES MEI
Você pode solicitar o cartão para iniciar o seu empreendimento, mas deve estar com o CNPJ MEI já ativo, ou seja, ter aberto a empresa.
Além disso, você deverá estar em dia com certidões negativas de débitos relativos a créditos, Certificado de Regularidade do FGTS, Comprovação de Regularidade de entrega da RAIS, no caso do seu MEI ter um funcionário registrado em carteira, entre outras exigências.
O MEI deverá possuir conta no banco emissor do cartão, pois as faturas são cobradas por débito em conta corrente.
Para pedir o cartão BNDES, você deve acessar o site, clicar em “Solicite seu Cartão BNDES”, informar o CNPJ, selecionar o banco emissor e preencher o que lhe for pedido.
Conteúdo original MEI Fácil
JORNAL CONTÁBIL

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.