Prefeitura de Ourinhos encerra 1ª etapa do programa Ciclo Cultural nas escolas


Prefeitura de Ourinhos encerra 1ª etapa do programa Ciclo Cultural nas escolas


         A Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias de Cultura e da Educação, encerrou quinta-feira (25) a primeira etapa do programa Ciclo Cultural nas escolas com a apresentação do grupo de repertório da Escola Municipal de Música para os alunos do 1º e 2º ano da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Georgina Amaral Santos Lopes - CAIC.
         O programa Ciclo Cultural é uma iniciativa da administração municipal, implantada na gestão do Prefeito Lucas Pocay, que propõe apresentações musicais, de dança e artes cênicas nas escolas da rede municipal. O Secretário de Cultura, Gustavo Tanus, destaca que o programa consiste em provocar uma memória afetiva nos alunos, que aprendem sobre os instrumentos, ritmos e músicos antes mesmo das apresentações.
         “É um projeto que deu tão certo que se tornou um programa, unindo a educação e a cultura.”
         No próximo dia 09 de maio, às 15h, na escola Racanello, terá início a segunda etapa do programa que contempla as apresentações de dança para os alunos de terceiro e quarto ano do ensino fundamental em toda rede municipal. O secretário adjunto de cultura, Vinícius Pereira Costa, dá destaque à participação dos músicos e artistas do programa.
         “São professores, alunos, monitores que fazem parte da Escola Municipal de Música, lugar onde muita gente não sabe o que funciona. Nossa proposta é levar o conteúdo de lá de dentro para as escolas, dessa forma, despertando o interesse das crianças em aprender um instrumento ou fazer parte deste mundo cultural. É plantar a semente que será colhida lá na frente.”
         Vinícius destaca um momento marcante em uma das apresentações musicais realizadas nas escolas.
         “Sem dúvida, o dia que uma menina ficou vidrada no músico tocando violino e na apresentação e quando tocou no instrumento, ela se emocionou e começou a chorar. É gratificante.”, diz.
         O músico do grupo de repertório, Anderson Bruno Pereira, diz que o sentimento por participar do projeto é de gratidão.
         “As crianças precisam ter acesso a este tipo de informação. Na apresentação nós apresentamos os instrumentos, falamos sobre os estilos e interagimos com as crianças, que sempre são muito curiosas. É maravilhoso proporcionar este primeiro contato para muitas delas.”
         A aluna do 1º ano da escola municipal, Alexia Carpa, de 6 anos, pediu para cantar uma música durante a apresentação do grupo.
         “Eu gosto muito de cantar, músicas que falam sobre Deus, sobre desenhos que eu gosto de assistir. Quando eu crescer eu quero ser cantora. Foi muito legal recebe-los aqui e poder cantar. Fiquei muito feliz.”
         O estudante, Pedro Henrique Ramos de Lima, de 6 anos, conta ter se interessado pelo instrumento de bateria.
         “Eu toco pandeiro desde os meus quatro anos, aprendi com o meu primo, mas na apresentação de hoje, gostei muito da bateria e quero aprender um dia. Gostei muito deles terem vindo a nossa escola e acho que é uma maneira da gente aprender mais sobre música.”

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.