Unesp Bauru oferece exame de mapeamento corporal


imagemdxa.jpgUnesp Bauru oferece exame de mapeamento corporal



A Faculdade de Ciências está oferecendo serviço de mapeamento corporal de alta tecnologia



22/04/2019  Jessica Ferreira
UNESP


Imagem produzida pelo DXA
Colaboração Internacional



O DXA é um  equipamento de alta tecnologia que gera imagem de todo o corpo e fornece valores da composição corporal, a  quantidade de gordura, massa magra e massa óssea.  Agora todos têm a oportunidade de fazer o exame e receber uma intervenção de exercícios e acompanhamento, através do Departamento de Educação Física (DEF)
Primeiro é feito um colhimento de informações do paciente, com dados básicos e questões relacionadas aos hábitos de vida, logo em seguida, inicia-se o exame no DXA e o paciente pode  posteriormente ser acompanhado por uma equipe formada por alunos de graduação, pós graduação e professores ou levar o exame para seu médico e/ou nutricionista. O laudo fornecerá o mapa corporal da massa muscular e gordura, além da avaliação da densidade óssea, que é muito importante para homens e mulheres de meia-idade, ou mais.
“ Com as informações do DXA é possível saber quais os melhores exercícios,  qual a efetividade e como a pessoa está se comportando, se está respondendo ou não aos exercícios propostos e se há necessidade de alteração para alcançar os objetivos. Quem optar por fazer o acompanhamento, realizará o exame duas vezes, antes de iniciar e no fim do programa de exercícios ”. Afirma o professor Dalton Muller responsável pelo projeto junto ao professor Cassiano Neiva.
Adquirido pela Universidade em 2012, o aparelho até então era utilizado somente para pesquisa e projetos internos do DEF. Agora há a pretensão de além de atender o público em geral, fazer parcerias com hospitais e unidades de saúde.
O professor Pedro Benito Peinado, titular no Instituto Nacional de Educação Física (Inef) da Universidade Politécnica de Madrid, veio ao Brasil para acompanhar o projeto e alinhar as pesquisas. Pesquisador de doenças crônicas, o professor afirma que pretende fazer uma rede mundial de pesquisas.
“É isso que me traz aqui, conhecer outros pesquisadores da mesma linha ao redor do mundo, conectá-los e trabalhar, comparar resultados”
Como Funciona?
Camila Midori, aluna de mestrado em Educação Física e membro da equipe explica como funciona o processo de acompanhamento, “Primeiro, o participante realiza diversos testes, a fim de analisar sua aptidão aeróbia, taxa metabólica basal, repetição máxima e análise da composição corporal pelo DXA. Depois, ela passa pela fase de intervenção, onde o indivíduo realiza diversos exercícios supervisionados e acompanhados por um professor. Por fim, realiza novamente os testes já mencionados para analisar os efeitos da intervenção. O acompanhamento dura cerca de 5 meses.”
Como Participar?
Quem tiver interesse em participar da avaliação física e intervenção, deve ligar no Departamento de Educação Física e agendar um horário para o atendimento. O montante deve ser pago na seção de finanças da FC antes do atendimento, os valores são de R$ 70,00 para internos da Unesp e R$100,00 para externos
O pagamento deverá ser realizado para custear as despesas do exame antes e após o programa de atividade física (2 vezes portanto), para aqueles que desejam se inserir no programa de acompanhamento da UNESP (avaliação + exercício + aconselhamentos nutricional e psicológico). Todavia, para as pessoa que já tem acompanhamento externo, deverá pagar toda vez que o profissional solicitar o exame.
Quem optar por fazer a intervenção deverá realizar o exame até julho.
Contato
Telefone: (14) 3103-6082
e-mail: def@fc.unesp.br
Endereço: Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, BAURU-SP

UNESP

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.