Os militares e o desenvolvimento econômico do Brasil



Os militares e o desenvolvimento econômico do Brasil


Debate CEDEM sobre o tema ocorrerá em 22 de maio, quarta-feira, 18h30
08/05/2019 
agenda de desenvolvimento econômico proposta por militares ao longo da história nacional será tema do Debate CEDEM do próximo dia 22 de maio, às 18h30. Para falar sobre o tema foram convidados dois especialistas em história militar, os professores Paulo Cunha, da Unesp, Câmpus e Marília e o pós-doutorando da USP Guillaume Saes.
Este debate tem origem no livro O Desenvolvimento Brasileiro Segundo a Visão Militar 1880-1945, de autoria do historiador Guillaume Saes. O autor foca três momentos cruciais em que os militares protagonizaram a cena nacional. Inicialmente, os aponta enquanto força contra o regime imperial na década de 1880 e o consequente fortalecimento das Forças Armadas como setor com poderes para interferir na economia do país. Outro momento importante é o tenentismo, movimento de jovens oficiais contra o atraso econômico da ordem republicana oligárquica na década de 1920, com participação ativa no poder nos primeiros anos do governo Vargas. Em sequência, aborda a alta oficialidade do Exército e sua forte participação no governo de Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945), período em que se tornaram os principais agentes da industrialização brasileira.
Expositor:
Prof. Dr. Guillaume Azevedo Marques de Saes – Especialista em questões militares, Saes é mestre em História Social e doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado, na mesma instituição, sobre o tema da planificação econômica na França no pós-1945. É autor de O Desenvolvimento brasileiro segundo a visão militar 1880-1945, lançado pela Prismas em 2015.
Debatedor:Prof. Dr. Paulo Cunha – Professor da Unesp, Câmpus de Marília, é Livre-docente em Ciência Política e autor, entre outros trabalhos, de Um olhar à esquerda: a utopia tenentista na construção do pensamento marxista de Nelson Werneck Sodré (2002-2012); em conjunto com Fátima Cabral, escreveu Entre o sabre e a pena: Nelson Werneck Sodré (2006-2012); e Militares e militância: uma relação dialeticamente conflituosa (2014).
Agenda:
Debate CEDEM
Os militares e o desenvolvimento econômico do BrasilData e horário 22/05/2019 – Quarta-feira – 18h30
Local: CEDEM - Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701 
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão on-line https://video.unesp.br/cedem
E-mail: eventos.cedem@unesp.br
www.cedem.unesp.br
https://www.facebook.com/CedemUnespOficial
*Certificado de participação a ser retirado durante evento
UNESP

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.