*Prefeitura de Ourinhos adquire ferramentas para as hortas comunitárias do Centro Pop e dos CRAS*

*Prefeitura de Ourinhos adquire ferramentas para as hortas comunitárias do Centro Pop e dos CRAS*



A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social adquiriu pás, carrinhos, regadores, peneiras, rastelos e enxadas para serem utilizadas nas hortas comunitárias do Centro Pop e dos 4 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município. 

As ferramentas vão auxiliar no cultivo de hortaliças e legumes orgânicos que são produzidos pelos assistidos do Centro Pop e moradores dos bairros atendidos pelos Cras.

*“Sabemos que hoje em dia muitas famílias não têm acesso a uma comida diversificada e nutritiva. O Projeto Hortas Comunitárias, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social com apoio do Prefeito Lucas Pocay, Unesp e Fatec, chega para amenizar essa situação mobilizando as comunidades dos territórios a produzir alimentos saudáveis, estimulando a consciência ambiental e o cuidado com a terra”, declara Felipe Ramos, Secretário da Assistência Social de Ourinhos.*

O Projeto Horta Comunitária nasceu no Centro Pop e foi recentemente estendido para os quatro CRAS de Ourinhos. A intenção é expandir ainda mais o projeto, com a implantação de técnicas sustentáveis de adubação e irrigação. Além de hortaliças as propostas do Horta Comunitária englobam a criação de pomares e arborização de áreas urbanas. 

A Horta Comunitária, segundo Felipe, vai proporcionar às pessoas que utilizam os CRAS o aprendizado de uma técnica que, mais tarde, pode se tornar uma profissão. Além disso, diz o Secretário, o cultivo de folhas e legumes vai contribuir para complementar a alimentação das famílias.

A Horta Comunitária terá a colaboração de alunos da Fatec, que vão realizar o plantio, preparo de solo e o ensino das técnicas aos usuários dos CRAS. A Unesp de Ourinhos também terá papel importante. Estudantes elaboraram um projeto para a formação de adubo por meio de compostagem e armazenagem e utilização da água das chuvas para a irrigação das hortas.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.