Grupo de trabalho planeja trem turístico de Ourinhos à Maringá



Grupo de trabalho planeja trem turístico de Ourinhos à Maringá
12 de ago de 2019
TRIBUNA DO VALE


Projeto planeja integrar três regiões turísticas alavancando a atividade em vários municípios

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (e) e o presidente da Atunorpi, Wellington Trautwein Bergamaschi 
FOTO: ATUNORPI CRÉDITO: Divulgação

O prefeito de Ourinhos (SP), Lucas Pocay e o presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi), Wellington Trautwein Bergamaschi, reuniram-se recentemente na vizinha cidade paulista, para tratar do projeto “desenvolvimento do trem turístico entre Ourinhos e Maringá, numa extensão superior a 250 quilômetros integrando três importantes regiões turísticas, entre as quais, Londrina”.
Este será um dos assuntos tratados na próxima quinta-feira (15), na Prainha da Cachoeira, em Ribeirão Claro, durante um encontro regional com a presença do secretário Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, com abordagem sobre o desenvolvimento do turismo.
Segundo Bergamaschi, diversas entidades do Norte Pioneiro, prefeituras e outras instituições criaram o Grupo de Trabalho do Trem Turístico, que reúne três regiões turísticas: Corredores das Águas, Norte do Paraná́ e Norte Pioneiro.
A Atunorpi é a entidade responsável pela coordenação da região turística do Norte Pioneiro, a quem coube a iniciativa do projeto do Trem Turístico. “O objetivo principal de nossa entidade é promover e desenvolver o turismo colocando em destaque as regiões citadas, valorizando a cultura, história, gastronomia, economia solidária, inovação, e, principalmente, a geração de oportunidades”, assinala o presidente da Atunorpi.
Lançado no dia 13 de junho deste ano, no Festival de Turismo das Cataratas, o grupo de trabalho tem a missão, através de uma agenda de reuniões itinerantes, catalogar informações e traçar estratégias para a viabilização dos trajetos, periodicidade de passeios, criação de pontos de integração turística, investimentos, infraestrutura e discutir os desafios em torno da viabilização deste projeto.
Wellington Bergamaschi informa que a Atunorpi, inicialmente, através de sua articulação inicial, receberá o primeiro trajeto do trem turístico com início na cidade Ourinhos (SP), com destino a umas das cidades que compõem a região turística do Norte Pioneiro. Tendo como sequência de expansão, o Norte do Paraná (Londrina) e, depois, a região dos Corredores das Águas (Maringá).
Outro ponto forte do projeto é a potencialização e maior divulgação dos atrativos da Rota do Rosário, Rota Sonho Lindo e Rota do Café, projetos turísticos que já vem sendo desenvolvidos no Norte do Paraná, com ênfase na mesorregião do Norte Pioneiro. Entidades a serem envolvidas no projeto: ABPF, UEL, Museu Histórico de Londrina, Convention Bureau (Maringá e Londrina), Abrasel (Maringá e Londrina), Coletivos Turísticos e seus Roteiros, Região Turística Angra Doce, Paraná Turismo, Rumo e demais entidades de interesse no projeto.
TRIBUNA DO VALE

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.